Como a Fotografia Terapêutica pode ajudá-lo a ser mais feliz

Alguma vez já tirou uma fotografia que capte mais do que apenas um momento no tempo? Talvez tenha sido uma imagem de algo belo, ou talvez tenha captado um momento de pura emoção. Ou talvez tenha sido tão perfeito que se sentiu feliz só de olhar para ele. Talvez a fotografia fosse tão bonita ou crua que se sentiu como se se tivesse intrometido no momento em que a pessoa estava a tentar capturar.

A fotografia terapêutica não se trata apenas de tirar fotografias de coisas que se acham feias, trata-se de ajudar os outros a apreciar a beleza e a compreender o que veem no mundo à sua volta. Pode ajudá-los a encontrar o seu eu interior, a descobrir quem são e a expressarem-se de forma criativa.

Neste artigo que a https://br.depositphotos.com/bgremover.html desenvolveu, veremos o que é a fotografia terapêutica, como funciona, como pode ajudar as pessoas, e alguns exemplos de diferentes estilos de fotografia, incluindo a fotografia terapêutica.

Imagem 1 do artigo Como a Fotografia Terapêutica pode ajudá-lo a ser mais feliz

O que é a Fotografia Terapêutica?

A fotografia terapêutica é a utilização da fotografia num ambiente terapêutico.

A fototerapia é uma atividade criativa que é utilizada para melhorar o bem-estar dos pacientes. A fototerapia pode ser feita com indivíduos, grupos, ou famílias. Em alguns ambientes, a fototerapia é feita juntamente com a psicoterapia convencional ou outras formas de terapia. A fototerapia é também conhecida como terapia psicotóxica ou psicotoxicologia.

Comunidade da Fepo

Há uma série de razões pelas quais a fotografia terapêutica pode ser utilizada. Estas incluem o fato de ser uma terapia relativamente barata e facilmente acessível, de poder ser feita em grupos, e de poder ser usada para explorar e expressar uma vasta gama de emoções. Pode ser usada como parte do tratamento de uma série de condições, incluindo ansiedade, depressão, e demência.

Porque se chama “Terapêutico”?

A fotografia terapêutica é um tipo de terapia que utiliza o processo criativo para aliviar os sintomas de doenças mentais como a depressão e a ansiedade. Este tipo de terapia é feito com a ajuda de um terapeuta treinado que utiliza a fotografia para ajudar os pacientes a expressarem-se. A fotografia terapêutica utiliza a arte-terapia para ajudar as pessoas a ultrapassar problemas emocionais e a desenvolver uma auto-imagem positiva. A ideia por detrás desta terapia é que as pessoas deprimidas ou ansiosas podem expressar-se mais facilmente através da arte do que por palavras.

Como pode a Fototerapia ajudar?

Tendo a expressão criativa e a auto-descoberta como objectivo, a fotografia terapêutica pode ser utilizada para ajudar muitas pessoas. Pode ajudá-lo a explorar as suas emoções e descobrir sentimentos escondidos, captar a sua personalidade única e expressar o que a vida significa para si. A fotografia terapêutica pode ajudá-lo a relaxar e a aliviar o stress. Quando se tem tempo para si, quando se faz algo por si próprio, está-se a fazer saber que se é importante.

Imagem 2 do artigo Como a Fotografia Terapêutica pode ajudá-lo a ser mais feliz

Tipos de Fotografia Terapêutica

Existem muitos tipos diferentes de fotografia terapêutica:

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Terapia da arte – A terapia da arte utiliza o processo criativo para ajudar as pessoas a expressarem-se e a lidar com questões emocionais. Pode ser utilizada numa variedade de contextos, incluindo terapia, cuidados de saúde, e educação.

Colagem – A colagem é uma técnica de fotografia terapêutica que envolve cortar imagens de revistas e arranjá-las para criar uma nova imagem.

Life-writing – Life-writing é o processo de escrever sobre a sua vida no tempo presente. Pode ajudá-lo a olhar para trás na sua vida e ver o que o trouxe até onde está agora.

Storytelling – Photo-storytelling envolve a criação de uma história com uma série de fotografias. Pode fazê-lo organizando as fotografias para criar uma narrativa, ou pode usar o photoshop para criar uma sequência de imagens.

Chat de Apoio Emocional

Foto-mapeamento – Foto-mapeamento envolve a criação de um mapa da sua vida. Pode optar por fazer isto apenas consigo mesmo ou com um grupo.

Contar uma história – Contar uma história é o ato de criar uma narrativa a partir das suas fotografias.

Conclusão

A fotografia terapêutica é utilizada para ajudar as pessoas a expressarem-se de forma criativa. Pode ser usada para ajudar as pessoas com ansiedade ou depressão a exprimirem as suas emoções e a descobrirem o seu verdadeiro “eu”. Se estiver interessado em fotografia terapêutica, não deixe de pesquisar as diferentes técnicas. Poderá ficar surpreendido com a forma como a fotografia terapêutica o pode ajudar a compreender-se melhor e a deixar de lado as suas preocupações e tensões.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta