Como ser feliz sozinho? Veja como

Descobrir como ser feliz sozinho é uma das perguntas mais frequentes nos consultórios e até mesmo nos motores de busca. Afinal, todos querem uma resposta simples e prática.

Neste aspecto, muitos acreditam que estão fadados a solidão, como uma promessa de que, cedo ou tarde, ficarão sem amigos, familiares e sem conquistas.

Então, aqui você vai descobrir como evitar que a sua felicidade depende de alguma pessoa, tornando-se o real escritor da própria história e garantindo o maior controle sobre as coisas que acontecem, como ocorrem e você reage a elas.

Como ser feliz

O que é a felicidade?

A felicidade é uma das palavras mais amplas, com muitos significados e que, dependendo de com quem você conversa, pode estar a observar diferentes perspectivas.

Segundo o dicionário, a felicidade é um estado onde a consciência está plena, feliz, satisfeita, um contentamento. Mas isso não responde a maioria das perguntas que fazemos quando pensamos no assunto.

Comunidade da Fepo

Já quando pensamos na origem do termo, chegamos no latim augurium, uma linguagem antiga e que traduz felicidade como “sorte e angúrio”. Neste cenário, ser feliz não dependeria de você, mas das coisas externas que garantem um bem-estar completo.

Na filosofia, temos Kant, que diz que ser feliz é uma condição de ser racional para que, a longo prazo, as coisas aconteçam de acordo com a sua vontade e desejo. E, na Bíblia, felicidade é júbilo, satisfação, prazer moral e êxito.  

Claro que poderíamos ficar horas aqui pensando nisso e, ainda assim, não chegaríamos a uma única conclusão.

Entretanto, podemos usar todos esses significados para chegar a uma resposta mais próxima do que seria um conceito de felicidade, como algo que traz o bem-estar, emoções e sentimentos positivos, bem como uma conquista de coisas boas.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

A felicidade nas etapas da vida

Um parênteses interessante sobre a felicidade é considerarmos como essa sensação, e as coisas que a geram, mudam ao longo da vida.

O que é completamente natural e esperado, afinal, os seres humanos mudam e isso não significa “abandonar a essência” ou estar insatisfeito.

Durante os primeiros anos de vida, a felicidade está ligada a coisas mais simples e básicas, que são também aquelas que garantem a sobrevivência, como a comida e proteção.

Com o crescimento, surgem os sentimentos por aqueles que cercam, carinho, convivência, ambiente e até mesmo os brinquedos.

Chat de Apoio Emocional

Então, quando mais velhos ficamos, mais associados a felicidade as coisas que possuímos. Como um celular novo, um carro, casa, roupas e assim por diante. Nestes casos, o material passa a ser um meio.

O problema é que esse meio é passageiro, durando poucos segundos, o que leva muitos a uma insatisfação e tristeza profunda, ao consumismo e até a falência ou depressão.

Mas também precisamos considerar que a realidade é diferente em cada etapa da vida, que a forma como vemos as coisas mudam e que o tempo traz respostas que nem sempre são compreendidas imediatamente.

Como ser feliz

Nas gerações mais novas, por exemplo, isso é ainda mais evidente. Decorrente da alta tecnologia que cerca o indivíduo, sempre com coisas novas a serem conquistadas.

Porém, é válido pensar que o estar feliz é algo interno, que reúne diversos sentimentos positivos, que emociona e que perdura, mesmo quando o momento passa.

Ou seja, é aquele sentimento de lembrar de uma pessoa ou situação, de um momento da vida, uma experiência, mesmo depois de tantos anos.

Programa de Atendimento Social

Como ser feliz sozinho?

Diante de todos os conceitos de felicidade, e muitas outras informações lidas até aqui, vem a questão de ser possível ou não ser feliz sozinho.

Assim, precisamos entender que estar sozinho não é sinônimo de solidão.

Quando se está vivendo sozinho por querer estar, entende isso e vive este momento, a solitude é extraordinária, aprendendo mais sobre si, curtindo cada momento ao máximo e se preparando para todas as possibilidades futuras.

E, para viver ao máximo, você precisa de si mesmo em primeiro lugar, não dos outros. Além disso, a sua felicidade não pode ser depositada nas mãos de terceiro. Já que não são eles que vivem a sua vida, sentem seus sentimentos ou que vão encarar as consequências de suas decisões.

Dessa forma, é preciso se tornar protagonista dessa história, sem medo de ser feliz, de estar/ficar sozinho e aprender sobre a passagem do tempo.

Pensando nisso, separamos alguns tópicos essenciais para que você dê os primeiros passos em direção a como ser feliz sozinho, tome notas:

Sentimento e estado são coisas diferentes

Uma das principais maneiras de como ser feliz sozinho é entender que estar sozinho não é sinônimo de estar solitário ou mesmo de solidão.

Neste aspecto, estar sozinho é uma escolha consciente, que você toma por querer ter esse tempo para si. Sendo essencial para o desenvolvimento emocional e psíquico.

Logo, sozinho é um estado, no qual, naquele período, você aproveita a sua própria companhia.

Por outro lado, solidão é um sentimento ligado a ausência de pessoas, e não por escolha própria, ligado a sentimentos de tristeza, abandono e vazio.

 Então, você precisa querer estar sozinho e ser feliz assim, mas também pode entender que as pessoas vão se afastar ou não de você, e que isso é uma questão delas.

Cada um toma as próprias decisões e você precisa decidir

Uma das grandes realidades da vida é que as pessoas pensam e, ao pensarem, escolhem aquilo que é melhor para si.

Ou seja, mesmo que o outro seja importante, é preciso considerar as próprias vontades, desejos e perspectivas de futuro, para perseguir o próprio futuro e alcançar os objetivos.

Dessa forma, é preciso se tornar independe.

Essa perspectiva também vai trazer outra questão à tona: de que as pessoas nem sempre vão fazer aquilo que você quer ou espera e, no processo da vida, pessoas vão entrar e sair da sua.

Isso é importante porque, ao terminar uma amizade ou relacionamento amoroso, inclusive familiar, muitos pensam que nunca mais serão felizes, que toda “etapa boa” chegou ao fim e até mesmo que, de agora em diante, as coisas serão mais tristes. Mas isso não é verdade.

Logo, é importante entender isso, saber que escolhas são importantes e devem ser tratadas como tal e que você precisa ser independente dos demais.

Como ser feliz sozinho conhecendo a si mesmo

Conhecer a si mesmo significa entender quais são seus pontos fortes e fracos, habilidades, aquilo que realmente quer e o que não gosta, expectativas e suas influências.

Da mesma maneira, é uma forma de entender o que torna você diferente do demais, desejos, valores e interesses pessoas ou profissionais.

Sem conhecer a si mesmo, você passa a se desvalorizar, acredita no que os outros dizem sobre você, segue aquilo que terceiros falam para fazer e ainda impede que você cresça.

Imagine, por exemplo, quantas vezes você escutou alguém dizendo que não seria capaz de fazer alguma coisa, que não era bom naquilo ou mesmo aqueles comentários do tipo: “no seu lugar não faria”, “acho melhor desistir”, “não vai chegar até o final”, etc.

Sem conhecer a si mesmo, ser feliz sozinho não é possível e, para começar esse processo agora, conheça os psicólogos Fepo e agende a sua primeira sessão agora mesmo.

Como ser feliz

Faça do estar sozinho um momento de autocuidado completo

O autocuidado se refere ao processo de observar, avaliar e cuidar de si, geralmente usado para questões como alimentação, atividade física, cabelos, unhas, pele e assim por diante. Mas também pode se referir a desenvolver autoconfiança, trabalhar na autoestima

Nesta perspectiva, uma das melhores formas de descobrir como ser feliz sozinho é usar esse momento para cuidar mais de si, já que nem sempre sobra tempo na rotina para fazer isso.

Assim, aproveite aqueles minutos em casa, após o trabalho, para fazer a unha, tomar um banho relaxante, passar um bom creme corporal ou mesmo para fazer hidratação nos cabelos. Dê início a uma rotina de skincare, mesmo que simples, e faça disso um momento único, o seu momento.

Gradualmente, você vai notar que sabe o que realmente funciona ou não para a sua rotina, verá mais pontos positivos sobre si, avaliará melhor o que antes via como negativo e assim por diante.

Mas, se preferir, esse momento de autocuidado pode ser apenas para relaxar: colocando uma roupa confortável, ligando o ventilador e assistindo um filme, preparando uma refeição completa e até para meditar.

Nesses momentos, o ideal é sempre eliminar o uso de mídias sociais, ou seja, deixe o celular de lado e usufrua desse instante.

Inclusive, aproveite para se envolver mais consigo, com os assuntos que gosta, desenvolva hábitos melhores e entenda que o que está por vir é melhor do que se manter estático, apenas esperando que a vida aconteça.

Dicas de como ser feliz

Imagine quantas vezes pensou no próprio futuro, ou escutou alguém lhe dizendo, que era melhor sonhar com alguma coisa mais simples, mais fácil?

Esse tipo de fala prejudica o seu real propósito e faz você questionar o que realmente quer fazer, o que é importante ou para qual lado quer ir, o caminho que quer seguir.

Dessa maneira, é essencial dar uma pause nesses pensamentos e reavaliar o que é real, o que é resultado de uma baixa autoconfiança ou mesmo o que é opinião de terceiros, algo que deve ser reavaliado cuidadosamente. Até mesmo para eliminar pessoas tóxicas da sua vida.

Inclusive, se você apresenta sintomas ansiosos, esse processo de parada é indispensável para evitar que o seu pensamento vá sempre para um penhasco, como se tudo estivesse fora do controle.

Assim, planejar o futuro significa pensar: onde estou agora e onde quero chegar, quais são os marcos que considere importantes e o que preciso fazer para chegar lá, quem quero ao meu lado e mais.

Neste cenário, é natural fazer uma análise de quem faz parte dos seus núcleos, como eles reagem e o que sentem por você, e vice-versa, mas também se respeitam seus processos, sua solitude.

Por exemplo, se você quer comprar uma casa, faça uma lista que deve considerar:

  • Onde quer morar;
  • Quais são as exigências dessa casa;
  • Como pretende manter tudo isso;
  • Quanto precisa economizar para começar a realizar esse sonho, etc.

Além disso, considere que é preciso ter calma, perseverança, entender que erros acontecem e contorná-los é essencial, bem como assumir essa responsabilidade de fazer as coisas acontecerem.

Como ser feliz sozinha quando surge o sentimento de abandono

É normal pensar que, para ser feliz, é preciso estar cercado de pessoas, que os seus relacionamentos estejam em harmonia e até que é preciso ter um parceiro.

Porém, a realidade é que o sentimento de abandono está ligado a diversos fatores distintos, inclusive por tudo o que os outros dizem e que a sociedade afirma que é essencial.

Imagine quantas vezes escutou que seria horrível “terminar a vida sozinho” ou que é preciso alguém para “compartilhar viagens e experiências”.

Mas, se você não estiver bem consigo mesmo, nada funciona como realmente deveria, surge um mix de emoções negativas e as coisas parecem que estão fora dos eixos.

Dessa forma, antes de mais nada, você precisa gostar da própria companhia, admirar e respeitar a si, para transmitir isso para os demais. Ao mesmo tempo, é a melhor maneira de fugir de pessoas narcisistas.

Sendo assim, quando surgir o sentimento de abandono, é essencial iniciar essa avaliação interna, desenvolver hobbies, rever seus valores e entender que pode se sentir assim antes de melhorar.

Importante

Se você começar a sentir uma dependência emocional em relação a outras pessoas, considere o quanto disso é o medo de estar só, da solidão ou mesmo por influências externas.

Mas isso não é saudável e precisa mudar. E, para isso, você pode precisar de uma rede de apoio.

Como ser feliz sozinho é possível, saudável e essencial para valorizar as pessoas que farão parte da sua vida. Agora, você já começou este processo?

Dê o primeiro passo agora e note as mudanças positivas que farão toda a diferença em cada fase e não deixe de conferir os demais posts aqui do blog.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta