HomePsicólogosEmpresasPreçoBlogContato
Login
Consultório de Psicologia

Consultório de Psicologia

As práticas psicoterápicas são importantes para crianças, adultos, idosos, a procura por consultório de psicologia cresceu muito nos últimos anos,  por isso, mostraremos o que é para que serve este tipo de consultório, para aprender mais sobre o tema acompanhe abaixo.

consultório de psicologia

O que é um Consultório de Psicologia?

É um espaço onde é oferecido o serviço de psicologia clínica, traduzido do grego, quer dizer “estudo da alma”, trata–se das ciências humanas, que tem como missão estudar o ser humano e a sua relação com o mundo, nos consultórios também podem ser oferecidos os seguintes serviços:

  • Jurídica;
  • Clínica;
  • Hospitalar;
  • Educacional;
  • Organizacional;
  • Saúde.

Atualmente, também recebe nome de consultório de terapia, o design e arranjo dos móveis devem proporcionar maior conforto, para que a terapia possa alcançar o resultado esperado, o arranjo de assento é de extrema importância, afinal, a psicoterapia é realizada sentada.

Na hora de organizar a arrumação, é necessário ter atenção com a altura da cadeira, a cadeira deve permitir que seja realizado um contato visual com o paciente, conforme orientou o Arieti (1974), o psicólogo deve sentar-se ao lado do paciente.

O psicólogo é aquele profissional que deve ser discreto, o paciente dirige-se ao consultório para pedir orientação sobre um possível problema psíquico que ele possa sofrer em determinado momento de sua vida.

Este profissional não é mais considerado apenas para aquelas pessoas que são conhecidas como “loucas”, a terapia é para pessoas de todas as idades e classes sociais, com a internet, o acesso à terapêutas tornou-se ainda mais simples, muitos acompanhamentos são realizados no conforto de sua casa.

Quais problemas de saúde atende um Psicólogo em um Consultório de Psicologia?

O psicólogo deve promover a saúde e ajudar na prevenção de doenças, de modo geral, este é o profissional que: “analisar e estudar os fenômenos de comportamento e psíquicos do ser humano, por meio dos pensamentos, valores e emoções”, que cada indivíduo pode apresentar.

Comumente, o psicólogo atende problemas mentais, este tipo de tratamento pode ser interdisciplinar ou não, de acordo com as necessidades dos pacientes, pacientes com tendência suicida, depressão, angústia e medo são as causas mais comuns que podem surgir em um consultório de psicologia atualmente.

Abaixo, separamos uma pequena lista de transtornos que podem ser tratados em um consultório de psicologia juntamente com o psiquiatra:

1º Fobia social

Trata-se de um transtorno onde o indivíduo não consegue ter uma boa atuação em público, qualquer situação de interação social, é o suficiente para causar desconforto, a pessoa passa a ter medo de julgamentos e de críticas, no Brasil, segundo o Congresso Brasileiro de Psiquiatria cerca de 17% da população apresenta este transtorno.

Os sintomas que podem aparecer são: transpiração excessiva, tremores, gagueira, náusea ou diarreia, com o acompanhamento psicológico sério é possível controlar o nervosismo, em casos mais graves é necessário que seja receitado um medicamento.

TAG (Transtorno de ansiedade generalizada)

Há uma preocupação intensa com as situações normais do dia a dia, a pessoa passa a se preocupar mais de uma vez ao dia com um mesmo assunto, independente do grau de complexidade do problema, este transtorno mental é um dos mais comuns no mundo.

Somente no Brasil, aproximadamente 9,5% da população sofre com este problema, especificamente com relação à TAG são em média 4,5% da população, para este transtorno, os sintomas mais comuns são:

  • Dificuldade de concentração e de dormir;
  • Tensão muscular;
  • Dores de estômago ou diarreia repetidas;
  • Suor nas mãos;
  • Tremores;
  • Batimento cardíaco acelerado.

3º TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo)

Se refere ao transtorno relacionado a pensamentos sobre eventos desagradáveis, apenas no Brasil, é possível encontrar cerca de 4 milhões de pessoas com este distúrbio, há muitos outros problemas que o psicólogo pode tratar em parceria com médicos de outras áreas, para proporcionar bem-estar aos pacientes.

Para quem é indicado uma Consulta Psicológica – em um consultório de psicologia?

Existem sinais que indicam que você necessita de uma consulta psicológica, a terapia, aliada com a prática de exercícios físicos pode ajudar a aliviar os transtornos que mencionamos acima, veja quais sintomas você deve ter mais atenção e pedir ajuda de um psicólogo:

1º Emoções oscilantes

Em casos mais graves, os sentimentos podem paralisar as ações e atrapalham as atividades do cotidiano, a falta de buscar ajuda pode provocar ansiedade e dificuldades de tomar decisões.

2º Eventos traumáticos

Casos de estupro, batida de carro, assaltos, existem várias situações que podem causar traumas em uma pessoa, o pensamento em excesso neste tipo de evento, necessita urgentemente de acompanhamento com psicólogo, para ajudar a retardar os sentimentos negativos.

3º Desmotivação

O desinteresse em atividades cotidianas é um dos sintomas de depressão, principalmente com relação às atividades de lazer, como passear ou praticar qualquer outro hobby, se perceber esta desmotivação em mais de 3 semanas, busque ajuda médica.

4º Produtividade baixa

Seu trabalho está tendo um rendimento ruim, sua rotina está desorganizada, se o rendimento está caindo muito com o passar do tempo, é provável que você perca seu emprego, um dos motivos pode ser a procrastinação.

A baixa autoestima é um dos fatores que podem prejudicar sua relação com o externo, este sentimento também pode ocasionar outros problemas como insegurança, medos irracionais, pânico, dificuldade de lidar com problemas financeiros, etc.

Você deve verificar o grau de qualificação do psicólogo, é necessário saber se ele possui registro nos órgãos responsáveis para poder atender suas consultas.

O que saber antes de contratar um Consultório de Psicologia?

consultório de psicologia

A escolha do psicólogo requer uma pesquisa detalhada na web, é importante conferir a história do profissional, o consultório de psicologia deve ser autorizado para oferecer o atendimento, geralmente, os trabalhos realizados podem ser mostrados em blogs, sites e portfólios online.

Faça comparações entre os profissionais, analise os currículos e compare os cursos e tempos de experiência, os profissionais mais completos apresentam cursos de coaching e pós-graduação em universidades nacionais e internacionais.

A princípio é fundamental marcar uma entrevista inicial, afinal, o psicólogo deve conhecer o seu perfil e saber exatamente qual problema você está apresentando, a entrevista inicial existe justamente para que o profissional possa entender o que o paciente deseja com a terapia.

Não há uma fórmula para descobrir o melhor profissional, tudo dependerá da confiança que o profissional transmitir ao paciente, existem situações que o paciente procura mais de um profissional até encontrar aquele que se identifica com o seu perfil.

É importante destacar que, este profissional deve ajudar o paciente a solucionar seus conflitos, trazendo de volta a autoestima e qualidade de vida, o psicólogo também tem as ferramentas necessárias para mostrar um novo caminho ao paciente.

Através de um rígido acompanhamento com a terapia, pessoas que possuem transtornos sérios conseguem levar uma vida comum, no entanto, é importante ter comprometimento com a terapia e realizar os exercícios que são propostos pelo psicólogo.

Como funciona uma consulta com um Psicólogo?

O consultório de psicologia pode causar medo inicialmente, principalmente entre os inexperientes que nunca foram a um psicólogo, a primeira consulta é reservada para que o psicólogo possa conhecer o paciente e entender quais são seus problemas.

A princípio, o psicólogo deve questionar sobre as questões que levaram o paciente a pedir ajuda da terapia, afinal, é dever de todo o psicólogo ajudar a solucionar questões internas, é importante você não ter medo de expor os seus sentimentos, somente dessa forma, o psicólogo pode encontrar as ferramentas certas para ajudá-lo(a).

No começo todos os pacientes podem demonstrar um certo grau de nervosismo, com o tempo essa sensação diminui e o grau de confiança tende a aumentar, por padrão uma consulta pode ter uma duração de 50 minutos a uma hora.

Não há necessidade de planejar o que falar nas sessões, o psicólogo tem as ferramentas adequadas para conduzir a conversa, seja natural e fale somente o que for importante para ajudar no seu tratamento, lembre-se que o tempo é curto e o tratamento tem uma trajetória que deve ser seguida.

O que dizer ao Psicólogo na primeira consulta?

Não há uma regra a ser seguida, na primeira consulta é necessário respeitar os horários, é realizada uma abordagem psicoterápica para que o psicólogo possa encontrar caminhos para trazer bons resultados ao tratamento e devolver a qualidade de vida ao paciente.

Algumas perguntas podem ser realizadas com o objetivo de traçar o perfil do paciente, veja quais são essas perguntas abaixo:

  • Você já conversou com algum psicólogo antes? Em caso afirmativo, quais foram as situações que te levaram à consulta? Quais resultados positivos obteve? Ou, por outro lado, o que não aconteceu conforme você esperava? O que gostaria que fosse diferente nesta oportunidade?
  • O que te motivou a marcar a primeira consulta? Houve algum evento ou experiência que gerou essa decisão?
  • De acordo com seu ponto de vista, o que faz da situação que te trouxe à terapia um problema? Como a situação faz você se sentir?
  • Quais são os sintomas que te incomodam?
  • Como você está lidando com suas dificuldades? Quais atitudes você adota para se sentir melhor? Há algum hábito ou comportamento potencialmente prejudicial em sua estratégia atual?
  • Quais mudanças gostaria de fazer, a fim de se tornar mais satisfeito com sua vida? Quais são seus objetivos e metas para o futuro?
  • O que você espera obter com a terapia?
  • Questões gerais sobre sua história de vida — infância, relacionamentos, educação, profissão.

Através da resposta dessas perguntas, é que o psicólogo será capaz de analisar quais serão as ferramentas e terapias mais eficazes para cada tipo de problema que o paciente demonstrar. Há situações onde o paciente pode apresentar mais de um tipo de transtorno mental, neste caso, é fundamental o profissional observar os sinais do paciente.

Quantas sessões com o Psicólogo preciso fazer?

De maneira geral, a quantidade de sessões pode variar entre 12 a 24 sessões, é importante lembrar que, dependendo do caso que está sendo tratado e do desempenho do paciente, apenas o psicólogo poderá avaliar quanto tempo mais o paciente necessitará de tratamento.

Existem pessoas que fazem a Terapia Cognitivo Comportamental a vida toda, há algumas que dependem somente de algumas sessões, ou seja, é importante que seja feito uma minuciosa análise por parte do psicólogo que está acompanhando o caso.

Situações de fobia e medos mais críticos que podem colocar em risco a vida do paciente, devem ser acompanhadas para a vida toda, para garantir maior segurança e conforto ao paciente, a quantidade de sessões também pode mudar conforme o tempo de experiência que o psicólogo possui.

Antes de agendar a consulta é conveniente conhecer um pouco o trabalho do terapeuta, para saber como é a sua rotina de trabalho, quantas terapias já realizou em consultório de psicologia, quais são as suas principais ferramentas de trabalho, etc.

Para as primeiras etapas, recomenda-se entre 2 a 3 consultas, assim, o psicólogo já consegue identificar quais são os problemas que o paciente está apresentando e quais são os possíveis sintomas que devem ser amenizados.

FEPO: A melhor plataforma para encontrar um Consultório de Psicologia

consultório de psicologia

Nossa plataforma ajuda você a encontrar profissionais qualificados que podem devolver a qualidade de vida e o bem-estar, não há necessidade de ir a um consultório de psicologia para fazer a sua consulta, tudo é feito em um ambiente online e seguro.

Garantimos um bom custo/benefício e outras vantagens aos pacientes que utilizam a plataforma, por exemplo:

  • Profissionais qualificados e discretos;
  • Segurança;
  • Disponibilidade;
  • Flexibilidade;

Em nossa plataforma, você pode tratar os seguintes problemas: distúrbios de personalidade, problemas emocionais, depressão, ansiedade, luto, autoestima, sexualidade, autoconhecimento, etc, nossos atendimentos são 100% online, via skype, whatsapp, de acordo com o que está previsto na resolução CFP 011/2018.

Realizamos sessões de acolhimento, que possuem o objetivo de trazer alívio às tensões que os problemas podem provocar nos pacientes, cadastre-se agora mesmo e comece ainda hoje a ter uma vida em equilíbrio nas principais áreas de sua vida.

Conte com a ajuda de nossa rede de profissionais e comece sua terapia sem precisar sair de casa, se deseja entrar em contato com nossa equipe, basta nos encaminhar um e-mail ou preencha o formulário, lembre-se agende suas sessões e não falte na terapia para conseguir obter os resultados que desejar.

É importante ter foco e determinação, se possível é necessário reorganizar a sua rotina para não atrapalhar a terapia.

Se você sente que precisa de ajuda, conheça melhor a plataforma da Fepo e marque sua terapia online


Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Somos uma plataforma online que conecta você aos psicólogos qualificados

Sobre

  • Para empresas
  • Video institucional

Copyright © 2018 - 2022 Fepo Psicólogos Online - Todos os direitos reservados.