Descubra o Apoio Pass, a solução para acolher os seus colaboradores

Primeiramente, tenhamos claro que a saúde mental é, sem dúvida nenhuma, um assunto que deve ser discutido a fundo e a todo momento. Assim, deixando de ser um tópico muitas vezes visto como a abordar no setembro amarelo para cruzar da lista de afazeres e esquecer-se pelo próximo ano.

Imagem 1 do artigo Descubra o Apoio Pass, a solução para acolher os seus colaboradores

Porém, mais do que nunca, é essencial agora falar sobre como acolher e apoiar as pessoas que nos cercam em seus momentos difíceis. Isso, passando para um contexto de empresas, gera a questão de como um gestor pode prover este amparo aos seus colaboradores.

Saúde mental e a pandemia

Por certo, os turbulentos anos de 2020 e 2021, dos quais acabamos de sair, não afetaram apenas a saúde física e financeira da população geral, mas, também afetaram a saúde mental coletiva. Por exemplo, temos transtornos de depressão e ansiedade que são considerados diagnósticos comuns por serem encontrados em cerca de 30% da população.

Contudo, apesar desta alta taxa se manter a mesma durante a pandemia da Covid-19, houve um aumento de sintomas psiquiátricos, como ansiedade, insônia, transtornos de humor, abuso de álcool e estresse nesse período. Assim sendo, não é de se estranhar que  53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito entre os anos de 2020 e 2021, segundo pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial.

Logo, chegamos a números impactantes para o mundo do trabalho: de 2019 a 2020, houve uma subida de 26% em concessões de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez decorrente de transtornos mentais e comportamentais, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. No total, foram mais de 576 mil afastamentos, um recorde histórico.

Comunidade da Fepo

Além disso, os afastamentos por motivos como depressão e ansiedade tiveram aumentaram em 33,7%, sendo o maior crescimento  entre as doenças indicadas como razão para o pedido do auxílio-doença.

Funcionários felizes são mais produtivos

Aliás, preocupar-se com a saúde mental de seus colaboradores não é apenas uma questão de empatia ou, até mesmo, de evitar afastamentos pelos motivos previamente mencionados. Adicionalmente, há um benefício pragmático e muito real: um funcionário feliz é um funcionário mais produtivo.

Essa é uma certeza que todos somos capazes de observar em nosso dia a dia. No entanto, gestores e pesquisadores vêm passando anos tentando quantificar os efeitos da felicidade na produtividade laboral.

Tal como o autor americano, Shawn Achor, que em 2010 publicou seu livro ‘A vantagem da felicidade´, no qual defendeu seu pensamento de que “a maior vantagem na economia moderna é um trabalhador feliz e engajado”. Dessa forma, apresentando os números que vemos até hoje nas notícias: um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros, evita acidentes no trabalho e reduz desperdícios.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Mais recentemente, em 2015, pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, realizaram experimentos e concluíram que trabalhadores felizes são 12% mais produtivos que as suas contrapartes. Similarmente, em 2019, pesquisadores da também britânica Universidade de Oxford, chegaram a uma média de 13% no aumento da produtividade via felicidade.

Seja qual for o número que melhor reflita a realidade da população trabalhadora brasileira, a verdade é que, como empregador, existe a responsabilidade de buscar formas de amparar sua equipe.  E é para facilitar o seu trabalho que trouxemos uma forma de fazer justamente isso.

Conheça o Sodexo Apoio Pass

O Sodexo Apoio Pass é um benefício oferecido gratuitamente pelas empresas aos seus colaboradores para auxiliar em questões de saúde e bem-estar.

Para isso, os seus recursos são divididos em quatro frentes:

Suporte psicológico: atendimento profissional para assuntos relacionados a depressão e ansiedade, evitando o agravamento do quadro.

Suporte financeiro: contato com consultores especializados em planejamento pessoal de finanças, investimentos a longo prazo e previdência privada.

Suporte social: orientação para momentos familiares e pessoais difíceis, como a perda de um familiar.

Além desses benefícios, há a segurança para o colaborador de sigilo absoluto, atendimento 24 horas por dia nos 7 dias da semana online, por telefone ou presencial.  Para as empresas que escolhem essa plataforma para apoiar seus funcionários, é provido um relatório com dados mensuráveis de uso do serviço. Sobretudo, por trás dessas bases, estão mais de 8 mil profissionais por todo o Brasil.

Chat de Apoio Emocional
Por que contratar um serviço voltado ao bem-estar do colaborador?

Concluindo, este tipo de benefício não é apenas algo que os seus trabalhadores e trabalhadoras merecem, mas, também algo que vem sendo cada vez mais esperado e exigido. Afinal de contas, a nova geração a ingressar no mercado de trabalho, a geração Z, prioriza a qualidade de vida,  este é o seu foco na busca de um emprego.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta