Hooponopono: um guia para entender e praticar

O Hooponopono é um método tradicional havaiano destinado a promover um sistema de cura, tudo isso envolvendo tradições ancestrais, um membro treinado e todos aqueles que buscavam a resolução de um problema.

Trazido para o ocidente, a técnica se popularizou como uma maneira de alcançar a estabilidade mental, física e emocional. Além de promover mudanças profundas e significativas, capazes de trazer benefícios e impactar positivamente na vida dos praticantes.

Hooponopono

Entretanto, é válido destacar que tudo isso é focado em um processo de limpeza, seguindo um manual completo, com teoria e prática. geralmente, é usado para limpar as memórias militantes ou questões do passado que impedem que o indivíduo viva o hoje.

Neste contexto, vamos mostrar como exatamente é essa prática, quais as frases mantras que você deve aprender, como começar a prática e mais. Confira!

O que é Hooponopono e para que serve?

Primeiramente, vamos ao conceito da técnica.

Comunidade da Fepo

Assim, o hooponopono é um método tradicional havaiano de meditação e mantra. Sua criação remonta a antiguidade, usado para limpar, curar e eliminar obstáculos mentais que impeçam o sujeito de alcançar alguma coisa. Ao mesmo tempo, é amplamente usado para entender melhor algumas coisas, bem como para corrigir erros.

Desse modo, é uma técnica que visa restaurar a harmonia e fortalecer a gratidão individual. Dessa forma, atua em duas vertentes: interior e nas relações. 

É válido destacar que o método surgiu com Sra Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona. Isso tudo depois de estudos sobre as tradições havaianas. Em síntese, observando a cultura local, foram desenvolvidos sistemas de ensinamentos que poderiam ser levados para outros lugares e para outros povos.

Inclusive, se destrincharmos a palavra, temos outras duas: hoo significa cura e ponopono significa corrigir. Sintetizando algo como corrigir um erro ou buscar a cura. Não à toa, a base da técnica meditativa apresenta a importância do arrependimento e do perdão.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Essa técnica é bastante praticada em alguns tratamentos psicológicos, colocando o sujeito como o poder de ação e mudança. Para isso, também são ensinados exercícios de respiração e controle.

Para saber mais, agende a sua sessão em casa e converse com um profissional Fepo.

Breve resumo da base histórica

Para você compreender melhor a técnica, saiba que a cultura dos povos mais antigos do Havaí considera que todos os erros ocorrem por pensamentos contaminados. Essa contaminação pode ser resultante de alguma dor, trauma ou passado.

Como resultado, quando ficamos focados nessas coisas, não alcançamos nossa própria cura e ficamos a mercê de mais erros, dores e problemas. Com isso, eleva os níveis de estresse, ira e até mesmo de tropeços no presente.

Chat de Apoio Emocional

Então, para mudar isso, é necessário focar nesses pensamentos problemáticos e nos erros cometidos, para eliminá-los. Com isso, é possível parar de remoer essas memórias, alcançar o equilíbrio e restaurar a sua fé, verdade e compromisso.

Hooponopono

Sendo assim, é uma técnica que tem como foco o enfrentamento dos próprios erros e problemas a fim de promover uma mudança verdadeira.

O grande impacto do método ocorreu devido a um hospital psiquiátrico respondável por receber os pacientes-detentos com piores históricos criminais.

No Havaii Stata Hospital, a ala destinada a esses criminosos envolvia a sedação e controle, como forma de evitar agressões (que sempre aconteciam).

Quando o Dr Hew Len foi chamado para trabalhar lá. O médico começou a usar o método de uma forma distinta e o resultado foi uma mudança brusca no hospital, com redução de agressões e da necessidade de sedação. Com isso, a técnica ganhou destaque e se espalhou rapidamente.

Para que serve?

Na antiguidade havaiana, o método consistia em reunir aqueles que enfrentavam algum tipo de problema, sempre em tribos ou famílias, junto a um membro treinado. Em seguida, iniciava-se a sessão de cura, onde cada participante tinha um momento de fala. Esse momento era usado para apresentar os problemas, bem com para pedir perdão.

Programa de Atendimento Social

Com Morrnah veio a expansão da técnica, bem como sua popularização. Mas não deixou suas origens, sendo intitulada como Tesouro Vivo do Estado do Havaí em 1983.

Logo, a técnica serve com foco em alguns benefícios:

  • Promover a paz interior;
  • Garantir a compreensão e resolução de traumas e problemas;
  • Melhorar os pensamentos e trazer mais calma;
  • Reduzir as sobrecargas emocionais e a culpa;
  • Reduzir o estresse e trazer o bem-estar à tona.

Como promove uma maior conexão do indivíduo consigo mesmo, também traz mais autoconhecimento, atua na confiança, na definição de limites e até na compreensão de que há coisas que não podem ser controladas, apenas aceitas.

Quais são as 5 frases do ho’Oponopono?

As frases do hooponopono tem como objetivo promover esse processo meditativo iniciando com a limpeza da mente, para liberar o indivíduo dos pensamentos e memórias que o aprisionam. Diante disso, existem 4 frases e a oração original.

Sinto muito

A primeira frase da técnica consiste em promover a responsabilidade, já que muitas vezes nos isentamos disso. Seja colocando a culpa em outras pessoas, no passado, em situações e assim por diante.

Dessa forma, ao dizer que sente muito, você assume que está onde está por responsabilidade própria, devido a decisões que tomou ou deixou de tomar.

Ao mesmo tempo, é uma forma de reconhecimento do passado e compreensão do desejo de mudança, de estar pronto para se libertar desses traumas.

Me perdoe

O grande objetivo dessa frase é que você a internalize de tal maneira que perdoa a si mesmo das coisas, para se libertar da culpa e dos sentimentos/pensamentos negativos.

Em simultâneo, é o perdão em relação ao Criador, para que ele lhe auxilie nesse processo de mudança, libertação e alcance. Tudo para que você seja capaz de se desprender do passado, dos sentimentos negativos, dos problemas e mais.

Eu te amo

O “eu te amo” é uma frase poderosa, repleta de significado e potência.

Afinal, é uma maneira de liberar o amor a si e ao seu redor, eliminando aquilo de ruim que possa estar no seu interior ou mesmo a sua volta. Dizer essa frase é se permitir ser amado de tal maneira que, mesmo com os erros, a gratidão seja possível.

Portanto, aqui você deve dizer que ama não apenas quem você é, mas as suas lembranças e memórias. Só assim, a técnica visa o crescimento, amadurecimento e o perdão.

Em simultâneo, é aqui que você se reconecta com o seu interior, para transformar e recuperar as suas energias.

Sou grato

Ao final, temos a grasse do hooponopono mais conhecida: sou grato.

Nas filosofias mais antigas e em diversas culturas, a gratidão tem um impacto poderoso, capaz de mudar e ressignificar acontecimentos, promover a cura e a paz interior. Além disso, encerra ciclos antigos e inicia novos, estabelece uma confiança no Criador e traz liberação de pensamentos ruins.

Então, é preciso ser grato, trazendo esse sentimento para o inconsciente.

Como o número 108 é considerado sagrado em algumas culturas, há quem indique essa quantidade de repetições. Ainda que não seja uma regra.

Oração original

“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um. Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão. Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez, durante o meu dia, as palavras-chave do ho’oponopono: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. 

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu que pede perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. 

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “minhas memórias, eu te amo. Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim”. Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo. Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Amada Mãe Terra, que é quem eu sou: se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão. Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma que a minha. Então esteja bem e, na medida em que vai se curando, eu te digo que: eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você. Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura, te agradeço por estar aqui em mim. Eu te amo por ser quem você é”.

A oração reúne toda as frases da técnica.

Como fazer Hooponopono?

Para fazer o hooponopono, você pode escolher o melhor momento do dia conforme a sua rotina. Seja logo que acordar, antes de dormir ou durante o dia.

Então, escolhido o momento, a recomendação é que você fique em um local calma e seguro, sente-se de forma confortável, feche os olhos e comece a repetir as frases. Se quiser, pode fazer a oração original.

O mais importante da técnica não é o lugar, horário ou mesmo aquilo que você diz, mas a sua intenção. Mesmo sem falar as frases repetidas vezes, foque no significado delas, considere o peso de cada afirmativa e a verdade por trás disso tudo.

Fale sobre amor, gratidão e perdão de forma série e respeitosa, inclusive consigo mesmo, colocando o seu coração e todos os seus sentimentos nesse momento meditativo. A sua alma deve reverberar.

O hooponopono não é um simples ritual a ser cumprido, mas um processo de cura que começa com você e com aquilo que se dispõe a fazer.

Uma dica é aproveitar este momento de contemplação e cura para repetir e sentir outras frases da cultura havaiana. Como o “Deus abençoe”, para desejar melhoras aos próximos e na positividade/bem-estar dos demais. Ou “hu” um mantra repetido para limpar o seu interior, remover a negatividade e se proteger da maldade que pode estar por perto. 

Além disso, muitos repetem a “tua vontade será feita”. Esse mantra respeita dos desejos do universo, permitindo a manifestação das coisas, para que você não “brigue contra a maré”.

Mas, se você tem um problema para se libertar do passado ou é fortemente ligado as coisas materiais, pode repetir “folhas de outono”. Essa frase tem um impacto profundo, já que, mesmo com toda a floração, as folhas caem para que um ciclo seja encerrado e outro se inicie.

Enfim, o hooponopono é uma técnica antiga que funciona a partir da sua força interior, dos seus objetivos e focos. Logo, é essencial querer que a mudança aconteça para que a técnica funcione. Para saber mais sobre cuidados, bem-estar e tirar dúvidas, acompanhe o Blog Fepo.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta