HomePsicólogosEmpresasPreçoBlogContato
Login
Quando eu preciso procurar um psicólogo?

Quando eu preciso procurar um psicólogo?

Diversas são as situações nas quais procurar um psicólogo pode surgir como uma solução para lidar com possíveis problemas. Se não for trazendo respostas, ao menos se trata de alguém capaz de apresentar algum tipo de auxílio importante para certo cenário.

O problema é que poucas são as pessoas que procuram por algum tipo de ajuda psicológica por causa até mesmo de um certo preconceito que ainda tem sobre o ato de recorrer à assistência de um terapeuta, como se isso fosse um sinal de fraqueza.

Ao mesmo tempo em que existem aquelas pessoas que podem até reconhecer a importância do trabalho realizado por esse tipo de profissional, mas que por questões pessoais evitam procurar um psicólogo por acharem que conseguem lidar sozinhos com si.

Um erro comum, porém perigoso. Afinal, a mente humana não funciona como um simples equipamento eletrônico, no qual um indivíduo pode recorrer a um manual de instruções e assim conseguir gerenciar a configuração de roteador de internet da sua casa.

O comportamento das pessoas está atrelado a um número amplo de características e situações que, de alguma forma, podem estar associadas aos problemas que surgem na vida de alguém, como resultado de escolhas, traumas e outros eventos impactantes.

Isso em um cenário no qual a presença das doenças associadas à saúde mental tem se tornado cada vez maior, podendo assim ser estabelecido como uma questão de nível social, já que atinge diversas pessoas de partes diferentes do mundo.

O que nos leva a um cenário no qual até mesmo as crianças e adolescentes estão sofrendo de casos de ansiedade e outros desgastes mentais sem procurar um psicólogo. 

Sintomas que até então eram associados somente ao público adulto, com suas inúmeras xícaras de café vindas de máquinas de café para alugar para mantê-lo acordado dentro do seu trabalho, mesmo que isso prejudicasse todo o seu rendimento mental.

E se os problemas de base mental vêm crescendo exponencialmente, procurar um psicólogo devia se expandir na mesma medida, tamanha a necessidade que surge a partir disso.

A questão da saúde mental nos dias de hoje para procurar um psicólogo

As enfermidades de origem emocional vêm se tornando cada vez mais comuns na sociedade a ponto de ser tratado como um problema de alcance mundial. Isso em um ponto em que diversos profissionais de saúde estão tendo uma atenção maior ao assunto.

Até porque tais distúrbios podem ser a fonte também de diversos sintomas físicos, com um caso de depressão permitindo uma fraqueza maior do organismo, tornando-se então mais frágil para o surgimento de outras doenças, podendo piorar o estado de saúde de alguém.

Especificamente no Brasil, o número de pessoas depressivas aumentou exponencialmente nos últimos anos, tornando-se um diagnóstico comum. Ao menos é o que aponta um estudo feito pela Vital Strategies, uma organização mundial voltada à questão de saúde pública.

Em parceria com a UFPel, a Universidade Federal de Pelotas, foi constatado um aumento de cerca de 40% de pacientes diagnosticados com algum tipo de enfermidade emocional, sendo um tópico associado a presença maior dos casos de depressão no país.

Um problema que, se não for tratado, pode levar até mesmo a fins trágicos, tal como o suicídio, que tem uma taxa alta no Brasil. Isso além de outros distúrbios sociais possíveis de serem vistos por uma empresa de câmeras de segurança SP, que possuem base emocional.

O que passa até mesmo por incidentes diversos que podem ocorrer no seu cotidiano, tais como brigas no trânsito, que podem ocorrer por algum tipo de agressividade ou instabilidade emocional de quem se encontra atrás de um volante.

Conflitos que podem ocorrer por causa da presença de algum tipo de problema de base emocional e que poderiam ser evitados com a simples, mas essencial procurar um psicólogo, um profissional de perfil psicológico para assim iniciar um tratamento adequado.

Isso para então diagnosticar doenças diversas, tais como:

  • Depressão;
  • Transtorno bipolar;
  • Ansiedade;
  • Esquizofrenia;
  • Ataques de pânico.

Enfermidades que possuem algum tipo de fonte emocional, no entanto os seus efeitos podem se apresentar de forma física, prejudicando todo tipo de relação a ser mantida por essa pessoa, impactando sua vida pessoal na mesma medida que a profissional.

Isso em um ponto no qual procurar um psicólogo ou uma consulta terapêutica passa a se tornar um tópico a fazer parte das obrigações para se conseguir um aso atestado de saúde ocupacional, um documento que permita o retorno de um indivíduo às suas funções profissionais.

E é diante desse cenário que o perfil de um psicólogo vem se tornando cada vez mais importante, sendo uma figura profissional responsável não só por trazer diagnósticos para doenças de base mental ou emocional, mas também para indicar o tratamento adequado.

A importância de um psicólogo hoje

Procurar um psicólogo

Após descoberta a ligação entre sintomas físicos e a presença de alguma doença de base emocional, recorrer a esse tipo de tratamento médico pode servir como uma maneira de se evitar até mesmo algum impacto físico que possa atrapalhar a sua qualidade de vida.

Isso passa até mesmo por situações vistas como comuns, como uma forte dor de cabeça após um longo dia de trabalho de escritório, o que aponta também a ligação dos novos modelos profissionais como a causa de doenças de nível emocional.

Tal como ocorre com a síndrome de burnout, no qual um indivíduo apresenta sintomas físicos e mentais por causa do desgaste diário sofrido dentro do seu trabalho, como uma consequência direta dos esforços exigidos dentro do seu ambiente profissional.

Um estado no qual até mesmo certas atitudes, como uma avaliação de ruído para conforto acústico, é capaz de melhorar a qualidade de trabalho de um funcionário, o que pode estar associado também a um melhor estado de saúde a nível emocional.

E da mesma forma em que se procura por um profissional médico após a presença de algum tipo de sintoma físico, as doenças de base emocional também devem contar com algum tipo de apoio, destacando-se assim o valor de que um psicológico atualmente.

É importante também saber o momento exato de quando recorrer aos serviços desse profissional, para que seja iniciado qualquer tipo de tratamento de alguma enfermidade emocional que possa se mostrar presente em sua vida.

Mas antes do tratamento, primeiro é preciso contar com o diagnóstico, destacando novamente a importância de se optar por algum tipo de acompanhamento psicológico antes mesmo do surgimento de algum tipo de sintoma grave.

Agora, caso você esteja receoso em procurar por essa ajuda profissional, saiba que existem sinais específicos que podem indicar a sua necessidade em recorrer a tal tipo de auxílio psicológico.

Sintomas de quem precisa procurar um psicólogo

Antes de tudo, é preciso esclarecer que da mesma forma em que uma companhia pode precisar de uma catraca eletrônica para empresa para aumentar a segurança do lugar, a procura de um profissional da psicologia pode estar associada também a uma prevenção.

Não sendo preciso apresentar nenhum tipo de sintoma para se contar com o auxílio da terapia. E mesmo que você tenha a necessidade por esse tipo de ajuda, não existe nenhum problema nisso, já que se trata de uma situação cada vez mais natural.

Mas existem alguns sintomas aos quais é válido observar com uma certa atenção, já que podem ser sinais de problemas maiores que podem surgir caso não procure um tratamento ou procurar um psicólogo. Entre esses sintomas é possível citar:

Emoções muito intensas

Parte da personalidade de cada um é a forma como alguém lida com suas emoções, contudo, caso elas se mostrem de forma muito expressiva, como casos recorrentes e graves de momentos de raiva e tristeza, é importante procurar um psicólogo.

Sintomas físicos sem diagnóstico

Após ser afastado do trabalho por alguma indisposição física, pode ser uma surpresa para alguém que trabalha como mão de obra terceirizada limpeza descobrir que não exista nenhum diagnóstico físico para algum incômodo em seu corpo.

Isso porque esses sintomas podem estar associados a alguma doença de base emocional, cujo impacto também pode ser sentido pelo corpo através de eventos como:

  • Taquicardia;
  • Dores no peito;
  • Excesso de suor;
  • Calafrios;
  • Dores no estômago.

Tudo podendo ser causado por algum tipo de incômodo de base emocional, o que deve ser investigado mais a fundo por um profissional especializado, por isto a importância de procurar um psicólogo.

Problemas de sociabilidade

O ser humano é por natureza um ser social, em um ponto onde até mesmo pessoas mais tímidas podem apreciar de um tempo em conjunto com outros de confiança. E algum distúrbio emocional pode ser responsável pela sua dificuldade em manter tais relações.

Afetando assim sua vida profissional, o seu contato com amigos e parentes, além de impactar principalmente os seus relacionamentos afetivos.

Evento traumático

A ocorrência de alguma situação de forte impacto emocional, como a perda de um familiar próximo, pode desestabilizar alguém.

Diante disso, da mesma forma em que uma companhia pode precisar de antecipação de recebíveis para empresas para lidar com seus investimentos, um indivíduo pode necessitar de uma ajuda psicológica para conseguir lidar com tudo que ocorre em sua vida.

Portanto, frente a presença de cada um dos sintomas apresentados, é importante procurar um psicólogo, recorrer à terapia para assim encontrar maneiras melhores de lidar com seus problemas de base emocional, alcançando assim uma melhor qualidade de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Para agendar uma sessão com um dos psicólogos Fepo é só acessar este link.

Se você precisar procurar um psicólogo a Fepo é uma plataforma de consultas online com psicólogos e todos eles passam por processo de seleção para que apenas os mais preparados estejam a sua disposição.


Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Somos uma plataforma online que conecta você aos psicólogos qualificados

Sobre

  • Para empresas
  • Video institucional

Copyright © 2018 - 2022 Fepo Psicólogos Online - Todos os direitos reservados.