Psicologia e sexualidade: Características psicológicas dos distúrbios sexuais

Psicologia e sexualidade entenda os detalhes. As causas psicológicas da disfunção sexual podem ser: medo antecedente; orientação sexual excessiva em relação a relação sexual; sentimentos decorrentes de frustrações repetidas; atitudes negativas sobre a sexualidade devido à experiência, conflito ou fatores racionais.

Por sua vez, as disfunções sexuais levam ao desenvolvimento de reações neuróticas secundárias: medo da frustração, introspecção intrusiva e suscetibilidade aumentada às respostas de um parceiro sexual, por isso a psicologia e sexualidade precisam estar alinhadas, e caso necessário uma terapia é recomendado.

Essas reações limitam as funções sexuais já prejudicadas. O resultado é um ciclo vicioso que leva à evitação sexual e inibe a libido. Fale com um dos psicólogos online do Fepo, eles podem te ajudar.

Em 2/3 dos pacientes com evitação sexual, são observados distúrbios neuróticos: neuroses de ansiedade e medo com sexofobia, intimo fobia, síndrome de ansiedade de expectativa de falência sexual.

Para de alguma forma enfrentar uma situação insuportável, justificar-se e aliviar o estresse mental, a pessoa, inconscientemente, recorre à orientação psicológica, isso porque a psicologia e sexualidade podem caminhar de mão dadas.

Comunidade da Fepo

A proteção psicológica em pacientes com disfunções sexuais pode se manifestar de forma ativa-defensiva e passivo-defensiva.

A proteção ativamente defensiva se expressa, por exemplo, na impotência, nas acusações do cônjuge de comportamento sexual impróprio, na reprovação pela perda da atratividade sexual, na idealização de ex-parceiros sexuais.

Psicologia e sexualidade

Existem fantasias de vingança, agressão verbal e comportamental, que podem se transformar em autoagressão. Há também uma busca ativa pelas “verdadeiras” causas da disfunção com o auxílio da literatura popular, esta informação é usada para fundamentar sua posição.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

A defesa passivo-defensiva é caracterizada pela evitação de relações sexuais sob o pretexto de uma necessidade de descanso. Sentir-se deprimido por causa de um desejo sexual frustrado é considerado fadiga.

A importância fisiológica e emocional do sexo é negada, a insatisfação do cônjuge é ignorada e seu reconhecimento (assim como o respeito próprio) é alcançado por contribuições comerciais ou materiais para relacionamentos, compartilhamento de hobbies e apoio amigável.

Via de regra, essa forma de proteção causa aumento da aversão sexual (atitude negativa em relação ao sexo) no parceiro.

Psicologia e sexualidade e as desordens sexuais em homens

Um dos distúrbios sexuais mais graves nos homens é a impotência. Via de regra, distingue-se a impotência de origem somática e psicogênica.

Chat de Apoio Emocional

A manifestação mais importante da impotência psicogênica é a disfunção erétil, associada à ejaculação precoce em mais da metade dos pacientes com disfunções sexuais funcionais e surgindo como um sintoma isolado em 29-42% desses pacientes.

Na origem da impotência psicogênica, ansiedade, sentimento de auto inferioridade, medo da rejeição e incapacidade de satisfazer um parceiro, tendências hipocondríacas, tendência à introspecção, prestígio e exatidão às próprias capacidades e realizações, um desejo excessivo de satisfazer uma mulher são importantes; a influência inibidora de impulsos sexuais desviantes também é possível.

Cada fiasco subsequente pode reforçar o mecanismo de expectativa ansiosa de fracasso. Assim, um homem sofredor cai na armadilha de sua própria psique de acordo com o seguinte esquema: preocupação com o sucesso – introspecção ansiosa – expectativa de fracasso.

Uma vez que a função sexual está emparelhada, muitas vezes é a mulher que desempenha um papel importante tanto quando o problema da potência masculina surge como desaparece.

Na impotência, existem formas de mau comportamento do parceiro, como tendência a humilhar um parceiro, o hábito de resistir a ele, ofender-se, criticar e culpar, o medo de que o marido deixe de ser viciado após a recuperação, a falta de motivação para manter um relacionamento conjugal.

A ansiedade, o pessimismo e a atitude negativa em relação aos prazeres sensuais, incluindo os sexuais, também desempenham um certo papel no comportamento do parceiro.

Programa de Atendimento Social

Isso está associado à timidez excessiva, à incapacidade de se concentrar em sensações agradáveis ​​durante a intimidade, à recusa em estimular o clitóris, ao comportamento passivo durante a relação sexual com a expectativa de que o marido deve fazer tudo sozinho.

Com tal relacionamento, o homem tem uma atenção especial ao aparecimento e “qualidade” de uma ereção. A situação em que vai ter com a esposa, “para fazer um exame”, inevitavelmente o coloca no caminho da auto-observação intensa e emocionalmente saturada, sem falar na observação da reação de sua contraparte.

Comparando o que é com o que foi, ele analisa a situação no momento em que nenhuma pessoa normal já é capaz de pensar em nada. E quanto mais ele se prepara para essa ação extremamente responsável por ele, menos chances ele tem de boa sorte.

A desconfiança de um homem com a aparência de insuficiência das funções de seu “princípio masculino” aumenta tanto que agora não apenas a evidente frieza de sua esposa ou seu desgosto pela relação sexual, mas até seu sorriso, que parecia irônico ou cruel, uma palavra descuidada e qualquer, o mais insignificante pensamento estranho, são capazes de violam a integridade da percepção sexual e agem como fator que retarda a ereção.

Por muito tempo, a satisfação que não ocorre ou não surge passa, como você sabe, em uma sensação de sofrimento, dor mental e dá origem a um desejo natural de evitar uma situação dolorosa associada a todo um complexo de experiências muito desagradáveis ​​para uma determinada personalidade.

Assim como uma pessoa que sofre, por exemplo, da síndrome radicular lombossacra, tenta instintivamente não fazer movimentos dolorosos, os pacientes com distúrbios de potência começam a evitar a intimidade.

A ideia da inevitabilidade de um cálculo pesado para um prazer cada vez mais duvidosa forma a base da coitusofobia progressiva (medo da relação sexual).

Psicologia e sexualidade: desordens sexuais em mulheres

Não modulado, como nos homens, mas o papel predominante do lado psicológico da satisfação sexual sobre o puramente físico é uma das principais disposições do sexo patologia feminina.

A formação da libido e a natureza da função sexual de uma mulher dependem não tanto da originalidade das sensações internas e do nível de estrogênio no sangue, mas de inúmeros fatores externos e psicológicos.

A função sexual da mulher não pode ser considerada sob um aspecto puramente fisiológico, uma vez que não são aqui as reações reflexas condicionadas que têm importância decisiva, mas os laços afetivos interpessoais, as relações sociais e culturais.

É a ausência de um orgasmo automatizado durante a relação sexual que determina um número tão significativo (de 25 a 40%) de mulheres que não experimentam nenhum orgasmo e não sabem disso.

Frigidez (falta de desejo sexual e uma sensação voluptuosa específica) há muito tempo é considerada pelos psiquiatras como um fenômeno muito comum, mas mal compreendido e geralmente ignorado pelos médicos. Aproximadamente 20% das mulheres podem ser consideradas frígidas ou de baixa temperatura.

Como podemos ver, a intimidade física não é tão importante para uma mulher quanto um relacionamento feliz e afetuoso com um parceiro. Portanto, a disfunção sexual é um distúrbio secundário que decorre logicamente do relacionamento inicialmente perturbado.

A psicologia e sexualidade podem caminhar juntas, se você possui algum problema no seu relacionamento entre em contato hoje mesmo com um psicólogo online.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta