Tudo sobre a psicologia no esporte

As práticas esportivas são atividades de grande recomendação na sociedade, tratando de ações que podem resultar até mesmo em benefícios à saúde, tanto de forma física quanto emocional, tudo isso através do impacto a ser sentido pelo papel da psicologia no esporte.

Contexto que permite discutir não somente sobre a repercussão positiva que a prática frequente de alguma atividade esportiva pode causar na vida de uma pessoa, mas fala também sobre a necessidade de se olhar com atenção para o esporte a ser praticado.

Imagem 1 do artigo Tudo sobre a psicologia no esporte

Isso porque o contato direto com certas atividades pode também causar impactos que não sejam tão positivos assim na vida de uma pessoa, como é o caso de um atleta que passa a adotar uma rotina excessiva de exercícios em busca de obter uma melhor performance.

Isso a ponto de sequer dar atenção para o restante das suas práticas de saúde, como a alimentação a ser adotada, deixando de lado a procura por açaí atacado Salvador como um alimento saboroso, para substituir por opções definidas através de uma tabela.

Estar em busca apenas de um índice nutricional necessário para se alcançar massa para se destacar em suas atividades profissionais está longe de ser saudável, e tal indivíduo está em busca apenas de resultados rápidos.

Comunidade da Fepo

Com o mesmo podendo ser dito sobre muitas outras coisas que podem estar associadas a essa procura por uma melhor performance esportiva, mesmo que isso coloque em risco sua saúde, seja física ou mental, indo em direção oposta ao que o esporte deveria resultar.

Cenário esse que pode afetar a vida de uma pessoa, trazendo impactos até mesmo para a sua carreira profissional, com a procura por um atestado de saúde ocupacional onde tirar tendo como origem inclusive uma prática excessiva de exercícios ou de esportes.

Um caminho oposto ao que normalmente se encontra quando se fala sobre o ato de recorrer a uma prática esportiva dentro do seu dia a dia, seja como algo recreativo ou até mesmo como um local de base para o estabelecimento de uma carreira no esporte.

Mas para realmente encontrar uma performance positiva nesse campo, é necessário estar aberto a reconhecer os impactos que a psicologia pode causar na vida de um atleta, sendo assim a se ter atenção para quem pensa em de fato a se especializar no assunto.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

O papel da psicologia no esporte

Existe um histórico preocupante quando se fala sobre a busca por uma melhor performance no esporte, sendo comum o uso de substâncias químicas com o objetivo de alcançar um melhor desempenho em tais atividades, anulando suas dores físicas e mentais.

Algo que a longo prazo pode não só prejudicar o seu desempenho no esporte, como pode também resultar em problemas profundos para a sua saúde física, quebrando assim a ideia de saúde que é tão atrelada à prática de uma atividade esportiva.

E é para evitar esse tipo de cenário comum que os profissionais de psicologia vêm exercendo uma função cada vez mais importante no esporte, auxiliando os atletas a lidarem com seus problemas, em vez de expô-los violentamente durante uma partida de futebol.

Inclusive, essa procura por apoio emocional no esporte vem se mostrando tão essencial quanto a análise da qualidade da água para consumo humano, já que um auxílio físico e emocional é de grande importância para se manter a qualidade de vida de um atleta.

Chat de Apoio Emocional

Isso é algo válido tanto para o caso de um atleta profissional, como para aquele que se dedica ao esporte somente em seu tempo livre, como em uma competição de basquete mantida pelo time de funcionários de uma empresa durante o final de semana.

E de fato o auxílio psicológico no esporte pode garantir uma série de benefícios, entre eles:

  • Melhor qualidade de saúde;
  • Capacidade otimizada de comunicação;
  • Melhora nas relações interpessoais;
  • Desenvolvimento de uma melhor liderança.

Tópicos esses que estão associados tanto para o alcance de um melhor desempenho no esporte, como também para uma melhor qualidade de vida de forma geral. Mas ao falar de forma mais aprofundada sobre o assunto, é possível dar destaque a outras vantagens.

Todas elas estando atreladas a uma melhor performance durante uma prática esportiva, mas também em outros campos da vida desse atleta em questão, o que aumenta a importância a ser dada em relação ao auxílio psicológico no esporte.

Pontos que a psicologia pode trabalhar no esporte

Uma das principais funções da psicologia é obter um melhor conhecimento de um indivíduo acerca de si mesmo, sendo esse o principal tópico a ser debatido durante qualquer sessão de terapia. Essa mesma consciência pode trazer benefícios também para o esporte.

Tendo o mesmo tipo de importância o ato de comprar equipamento de pilates como a procura por uma ajuda psicológica, já que ambas as ações podem ser positivas e complementar para o acesso a uma melhor qualidade de vida.

Programa de Atendimento Social

Especificamente sobre o esporte, os seguintes benefícios podem ser citados:

Melhora na capacidade mental

É muito importante contar com uma preparação física para a melhor prática de um esporte, mas o mesmo tipo de performance deve ser garantida também para a sua saúde mental, o que acaba por destacar o valor de se recorrer a um auxílio psicológico.

Permitindo, por exemplo, um desenvolvimento melhor de atenção, memória, foco e concentração, pontos importantes para a prática de qualquer tipo de esporte, principalmente para aqueles de nível coletivo, como o futebol e o vôlei.

Automotivação

Outro ponto que a psicologia pode trabalhar junto ao esporte é o empenho do atleta em relação às práticas a serem executadas, algo que exige não apenas um preparo físico, mas também um certo empenho pessoal para alcançar certo destaque em sua ação.

Sendo importante então trabalhar também com a autoconfiança desse indivíduo, que permita com que ele possa destacar-se no esporte sem que nenhum tipo de barreira psicológica o impeça de atuar em qualquer tipo de atividade esportiva.

Algo necessário tanto para os atletas de finais de semana, que precisam equilibrar sua jornada de trabalho com o seu esporte adotado, como também para os indivíduos focados no esporte, que devem contar com uma assessoria financeira para lidar com a carreira.

Redução da tensão esportiva

Uma ajuda psicológica também se mostra necessária para lidar com qualquer tipo de limitação emocional que possa impedir um indivíduo a se destacar junto à atividade esportiva que tal pessoa escolheu por praticar, profissionalmente ou não.

Na verdade, quando uma pessoa escolhe o esporte como profissão, a tensão em cima dos resultados almejados acabam se tornando maiores, amplificando também os casos de ansiedade, que podem estar associados à atuação de um atleta a ser prejudicado.

Sendo necessário lidar com essas questões pessoais para alcançar a sua performance desejada, sem que nenhuma crise de ansiedade ou tópico similar traga prejuízos ao desempenho esportivo dessa pessoa.

Alcance de metas

Para que uma empresa consiga destacar-se com seus serviços, é preciso contar com auxílios diversos, o que pode incluir o acesso a um credito para empresas, que permita o investimento necessário para que um negócio possa crescer a longo prazo.

E quando se fala de uma performance esportiva a curto, médio ou longo prazo, o apoio psicológico também demonstra o seu valor, tratando-se de um suporte emocional que ajude um atleta a se preparar para o alcance de suas metas, lidando com tudo que venha disso.

Pois tanto o sucesso como um mal desempenho em algum esporte pode trazer efeitos impactantes à sua carreira e sua vida pessoal, de acordo com as expectativas dos torcedores acerca de certas metas a serem alcançadas.

Prevenção contra acidentes

A procura por uma guarda de documentos é essencial para que uma companhia não tenha nenhum tipo de preocupação em relação a perda de relatórios ou então ao acesso prático a informações que possam ter alguma relevância para os seus negócios.

Esse mesmo tipo de prevenção também é válido para a vida no esporte, destacando assim a importância de se preparar tanto de forma física como mental, evitando assim possíveis lesões ou até mesmo um desgaste constante que possa resultar desse foco ao esporte.

Destacando assim a importância de treinar com frequência não apenas o corpo, mas também a mente.

E tais dicas se mostram relevantes para todo o tipo de motivação que faz alguém recorrer ao esporte, passando então por estímulos voltados a propósitos como:

  • Escolar;
  • Recreativo;
  • Profissional;
  • Fisioterapêutico.

Diante disso, além de procurar por camisa brim uniforme preço, mas também por um material mais leve para o uniforme do time do trabalho, é importante garantir o acesso a um terapeuta que possa acompanhar a equipe durante uma possível competição.

Ajuda essa que pode ter impacto até mesmo na formação de novos astros do esporte, cuja inspiração ao público pode vir não só do seu desempenho físico, mas também da sua performance emocional dentro de cada partida.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta