HomePsicólogosEmpresasPreçoBlogContato
Login
Psicólogo Clínico Perto de Mim

Psicólogo Clínico Perto de Mim

Se você necessita de ajuda para tratar algum transtorno psicológico, saiba que na internet é possível encontrar psicólogo clínico perto de mim sem sair de casa e com custo/benefício acessível para todos os públicos, este é um serviço que está cada vez mais democrático, graças à internet.

psicólogo clínico perto de mim

Na prática, o que é um Psicólogo Clínico?

Trata-se do profissional que utiliza abordagens essenciais que ajudam a detectar patologias mentais, o psicólogo deve escutar o paciente para entender o que realmente está causando aquele transtorno, é importante informar que, o diagnóstico clínico tem como objetivo:

  • ajuda no tratamento de transtornos mentais;
  • traz alívio para o sofrimento mental;
  • proporciona a jornada do autoconhecimento;
  • devolve a saúde psíquica do cliente.

Esta é uma das áreas mais clássicas e antigas da psicologia, quem deseja atuar nesta parte da psicologia deve adquirir o hábito de ter paciência e saber ouvir seus pacientes. Somente com o auxílio das abordagens essenciais, é que o psicólogo clínico consegue diagnosticar a realidade psíquica do paciente.

O público do psicólogo pode apresentar diversos perfis, afinal este profissional pode atender pessoas de várias idades, ou se preferir pode se especializar em um determinado ramo da psicologia, a psicologia clínica, por exemplo, é uma área onde o profissional pode atuar de forma mais autônoma.

O psicólogo clínico pode atender ao mesmo tempo, idosos, crianças e famílias, não há um local para que o atendimento possa acontecer, no entanto, é necessário que este profissional saiba trabalhar com muita discrição e sigilo profissional.

É possível, por exemplo, que as sessões possam ser realizadas na casa do paciente, ou em um consultório, é importante que as pessoas aprendam que, a saúde mental ajuda a equilibrar outras áreas de nossa vida, por isso, nos últimos dois anos aumentou a procura por terapias e acompanhamentos com psicólogos.

Qual a diferença entre psicólogo e psicólogo clínico?

Esta é uma área que apresenta subdivisões, para se aperfeiçoar é importante apresentar pós-graduações para poder atuar em qualquer área dentro da psicologia, abaixo, listamos algumas diferentes entre os segmentos da psicologia:

Foco

É importante destacar que, as áreas de prática psicológica são diferentes entre o psicólogo clínico e o aconselhamento, o psicólogo clínico tem capacidade para atuar com casos leves e graves de transtorno mental, também é possível que seja feito avaliação psicológica para  indicar um tratamento mais eficiente.

Os psicólogos de acompanhamento devem trazer melhorias para a saúde e bem-estar interpessoal de seus pacientes, atuando com foco em uma perspectiva vocacional.

Local de trabalho

Tanto a psicologia clínica quanto o aconselhamento podem trabalhar em empresas públicas e privadas, veja abaixo, um pequeno exemplo de locais que necessitam de psicólogos:

  • centros juvenis;
  • centros de reabilitação de drogas;
  • prisões.

O psicólogo de aconselhamento também pode trabalhar em faculdades e universidades, com o objetivo de oferecer aconselhamento aos alunos, o psicólogo clínico, no entanto, pode ser solicitado para trabalhar em hospitais e clínicas.

Áreas de pesquisas

O psicólogo pode atuar na psicologia clínica e na área de aconselhamento ao mesmo tempo, veja abaixo, quais são as subespecialidades para cada área:

Psicologia clínica –  Distúrbios emocionais, Dificuldades de aprendizagem, Geriatria, Abuso de substâncias, Saúde mental infantil e adulta.

Aconselhamento –  Teoria da carreira social cognitiva, Disforia de gênero, Coaching de relacionamento, Psicologia da autoestima, Intervenção de saúde mental de jovens comunitários e risco.

Treinamento

Tanto o psicólogo clínico quanto o aconselhamento devem ter o Conselho Regional de Psicologia, os cursos também são bem parecidos, todavia, ambas as áreas devem ter um diploma de bacharel em Psicologia para poder atender em clínicas ou ter seu consultório.

Qual a função do psicólogo clínico?

Com a utilização de abordagens teóricas, este profissional deverá fazer pesquisa, diagnóstico, acompanhamento psicológico, e intervenção psicoterápica individual ou em grupo, é também realizado análises dos processos interpessoais e de relações interpessoais.

É possível que este profissional possa atuar em diversos âmbitos, por exemplo, saúde, educação, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação, mantendo o respeito à dignidade ao ser humano.

O psicólogo clínico também tem a missão de compreender processos intra e interpessoais, veja a seguir, algumas atividades que este profissional pode realizar:

  • 1 – Deve executar a avaliação e diagnóstico psicológicos de entrevistas, observação, testes e dinâmica de grupo, com a missão de auxiliar em tratamento de problemas psíquicos;
  • 2 – Os atendimentos psicoterapêuticos podem ser individual ou em grupo, podendo ser aproveitado por várias idades, os profissionais atuam em instituições de prestação de serviços de saúde, em consultórios particulares e em instituições formais e informais;
  • 3 – Os atendimentos podem ser familiares e/ou de casal, com a função de orientação ou acompanhamento psicoterapêutico;
  • 4 – Pode ajudar no tratamento de crianças com problemas emocionais, psicomotores e psicopedagógicos;
  • 5- Auxiliar e acompanhar psicologicamente gestantes, também no período de parto e puerpério, para acompanhar possíveis alterações emocionais e mantendo o parceiro próximo da gestante;
  • 6- Deve preparar aqueles pacientes que serão internados em clínicas de psiquiatria;
  • 7- Ajuda nas situações de agravamento físico e emocional, em pacientes que estão em período terminal, ajudando no planejamento da equipe hospitalar, em questões como: internações, intervenções cirúrgicas, exames e altas hospitalares.

Quando se deve procurar um psicólogo clínico?

psicólogo clínico perto de mim

O psicólogo clínico perto de mim pode ser procurado quando há qualquer dificuldade sobre a sua vida e que você não é capaz de resolver sozinho(a), devemos lembrar que, o psicólogo clínico pode atender  online ou presencialmente e é possível atender pessoas de várias idades.

Alguns sintomas podem indicar quando devemos pedir ajuda de um psicólogo, afinal, hoje em dia o psicólogo não é apenas para quem é considerado louco, a terapia é um procedimento contínuo e pode ser feito a vida toda até que os sintomas possam ser aliviados.

Veja quais os sintomas mais comuns, que são um sinal de alerta para pedir ajuda de um psicólogo clínico:

Sintomas físicos

Os sintomas físicos são o primeiro sinal de alerta para pedir ajuda médica, os sintomas mais comuns são:  letargia, dores musculares, alergias de pele, taquicardia, sudorese e gastrite, principalmente quando há problemas de ansiedade e de depressão.

Não fazer parte de nenhum grupo

A incapacidade de convivência com alguns grupos, pode ser um sinal, afinal, as pessoas sentem necessidade de pertencimento a algum grupo, sentir-se desajustado ou estranho em determinado ambiente é comum, você pode procurar ajuda para conseguir diminuir este transtorno em sua vida.

Problemas com a família

A divergência de personalidade e de relacionamentos podem desgastar a relação familiar com o passar do tempo, em alguns casos, é possível controlar a convivência para que a mesma se torne razoável, quando os atritos são muitos esse convívio torna-se praticamente impossível.

Com a terapia, as chances de controlar os conflitos são maiores, para isso, é recomendável fazer terapia familiar, logo, é importante destacar que todos devem estar de comum acordo para que o resultado possa ter o efeito esperado.

O que um psicólogo clínico pode fazer por mim?

Os métodos científicos utilizados pelos psicólogos são de extrema importância, pois ajudam a tratar e prevenir doenças mentais, o diagnóstico clínico é o primeiro passo para prosseguir com o tratamento, também é importante entender o que o paciente pretende com o tratamento.

Com a pandemia, as pessoas entenderam que a mente humana também merece cuidado, afinal para que uma pessoa possa ter uma vida equilibrada a sua mente deve ser saudável, além da terapia, para ter uma mente com saúde é fundamental mudar alguns hábitos que podem ser tóxicos.

O psicólogo clínico perto de mim pode ajudar a resolver conflitos que as pessoas próximas não entendem, por exemplo, existem pessoas que acham depressão uma frescura, sendo que na verdade, trata-se de um transtorno que já afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

Como funciona uma consulta com um Psicólogo clínico?

Em todas as subespecialidades da psicologia é realizado um primeiro atendimento ou uma entrevista, para que o profissional possa conhecer melhor o paciente e entender o real motivo do mesmo ter buscado ajuda médica, são muitos os motivos que levam uma pessoa a um consultório de psicologia.

Essa triagem é feita até a 3º sessão, quando o tratamento já começa a ser definido pelo psicólogo, que deve então escolher quais serão os métodos e ferramentas que serão aplicadas ao tratamento, há casos em que é necessário acompanhamento interdisciplinar, com psiquiatras e outras especialidades para receitar medicamentos.

É necessário saber que, o psicólogo não faz julgamentos ele apenas deve ouvir seu paciente para orientá-lo(a) da melhor forma possível, o psicólogo atua com casos mais leves e casos mais complexos, que podem envolver agressões físicas e mentais, por exemplo.

O psicólogo clínico também atende pessoas de todas as idades, hoje em dia, é comum encontrar crianças em psicólogos, para fazer acompanhamento, neste caso pode ser para melhorar a nota na escola, convívio com outros colegas e professores, problemas com uso excessivo de celular, etc.

Independente se o atendimento é online ou presencial, todo psicólogo deve cumprir o que diz o Código de Ética, veja o que diz o artigo 1 e 2 do Código de Ética, está vedado ao psicólogo:

  1. “Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão;
  2. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais…”

É importante que os pacientes não omitem informações sobre a sua saúde, principalmente sobre os sintomas da saúde mental, para checar informações juntamente com outras áreas os médicos poderão solicitar exames para comprovar os transtornos dos pacientes.

O que dizer ao Psicólogo na primeira consulta?

Para não se sentir desconfortável logo na primeira consulta, é importante não se preocupar com o que pretende dizer, deixe que a conversa aconteça naturalmente, é claro que algumas perguntas relacionadas ao seu tratamento você deve realizar, é fundamental que tudo fique esclarecido entre o psicólogo e o paciente.

Devido ao tempo que é curto, as consultas possuem uma duração de 50 minutos, seja objetivo(a) e procure conversar apenas sobre o motivo que te levou até a terapia, seja por fobia, depressão, transtorno alimentar, etc, assim, é fato que o tratamento será mais produtivo.

O psicólogo pode fazer algumas perguntas relacionadas à sua rotina, por exemplo, sobre seu trabalho, se você estuda, como é a relação com sua família e com seus vizinhos, etc, tudo para checar como é o seu convívio social.

Os psicólogos também podem anotar as suas respostas e comentários, que posteriormente podem ajudá-lo(a) a montar um plano de tratamento, a anotação é extremamente útil pois evita que pontos importantes do tratamento sejam esquecidos pelo psicólogo.

Para que a fala e a escuta terapêuticas possam trazer bons frutos, logo nos primeiros minutos é essencial que o psicólogo e paciente sintam que haverá uma conexão.

Onde encontro um psicólogo clínico perto de mim?

psicólogo clínico perto de mim

Obter psicólogo clínico perto de mim é uma realidade possível, graças a ferramentas como o Fepo, ajudamos a conectar pacientes e psicólogos que podem ajudar no tratamento de depressão, ansiedade, estresse e outras doenças do cotidiano moderno.

O processo é bem fácil, basta cadastrar-se em nossa plataforma e escolher o plano que atende às suas necessidades, podemos atender um único indivíduo ou grupos de familiares que estão em busca de ajuda para resolver um possível conflito.

Atualmente, o psicólogo não é mais tratado como um simples médico para pessoas com problemas mentais, é um profissional que traz bem-estar e qualidade de vida para a nossa mente que está tão agitada por conta de tantos afazeres.

Não basta apenas cuidar do corpo, a mente também é causadora de muitas doenças e pode afetar negativamente a sociedade como um todo, é necessário que haja um sério acompanhamento para quem deseja voltar a ter uma vida normal.

Portanto, se você está necessitando de ajuda psicológica e por conta do trabalho não tem tempo de ir a um consultório, não se preocupe, faça o seu cadastro e escolha um profissional que deve atendê-lo(a) online com total sigilo e discrição, conforme determina o Código de Ética.

Para saber mais sobre nosso atendimento, converse com nossa equipe por formulário ou mande um e-mail para nós.


Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Somos uma plataforma online que conecta você aos psicólogos qualificados

Sobre

  • Para empresas
  • Video institucional

Copyright © 2018 - 2022 Fepo Psicólogos Online - Todos os direitos reservados.