Psicólogo sexual – Tudo o que você precisa saber

Os profissionais da área de psicologia já sofreram alguns ataques e preconceitos no que se refere ao seu exercício da profissão, e os que atuam como psicólogo sexual sofrem ainda mais.

Ocorre que os psicólogos da área de sexologia são extremamente importantes para resolver contratempos ou problemas que são normais dos seres humanos, mas os psicólogos gerais ainda não conseguem responder determinadas questões.

O sexólogo vai realizar com você no trabalho em conjunto para conseguir melhorar sua qualidade de vida sexual, mesmo que você esteja em um relacionamento sério ou não. O sexo é importante para nossas vidas e precisamos derrubar alguns tabus em relação a isso.

Nós não temos o costume e hábito de falar sobre questões sexuais, portanto o assunto se torna cada vez mais difícil de ser debatido. É necessário tornar o sexo em algo prazeroso, em todos os sentidos.

Sem diálogo, não temos entendimento sobre os assuntos, o que torna tudo mais difícil. Por esse motivo, no caso de existir algum problema em relação a este tema na sua vida, não hesite em procurar ajuda médica profissional do sexólogo.

Comunidade da Fepo

Separamos alguns pontos importantes sobre o tema para que você reflita e entenda real necessidade da discussão.

O que significa sexologia?

A sexologia é uma área da psicologia que se preocupa em entender sobre a sexualidade humana, considerando fatores como o interesse sexual ou o comportamento relacionado ao tema.

Existem algumas áreas específicas dentro da sexologia, como por exemplo a influência do tema na fase infantil, na adolescência e na fase adulta.

Independentemente da idade do indivíduo, é necessário entender como a sua vida sexual influencia a sua vida, o que vai diferenciar é o método utilizado considerando o nível de maturidade do paciente.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Psicólogo sexual Inclusive, alguns casais procuram psicólogo especializado na área para resolver alguns problemas que existem na sua vida.

Por outro lado, o tema é tão visto como um tabu que as pessoas que, ao buscar por um psicólogo sexual, você está com problemas referentes a disfunção sexual (que é um dos problemas mais famosos).

Existem muitos motivos pelos quais você pode buscar a ajuda de um psicólogo sexual, não sendo necessária a presença de um problema em si para que você procure pelo sexólogo.

Ele pode te ajudar em diversas questões do seu dia a dia que possa influenciar na sua vida sexual. A sua saúde sexual também é importante, então dê o valor que ela merece.

Chat de Apoio Emocional

Como o psicólogo sexual pode me ajudar?

Esse sexólogo, enquanto estudante, procurou se especializar em questões mais cotidianas da maioria das pessoas. Inclusive, esse é um dos motivos para que você possa buscá-lo mesmo sem um “problema” aparente, e sim para coisas do seu dia a dia.

Vamos dar um exemplo: algumas pessoas possuem dificuldades para atingirem o orgasmo, e com essa situação, não entendem sobre as causas desse problema.

Esse contratempo na sua vida pode ter sido originado a partir de alguns motivos, mas para descobrir, é necessário que o sexólogo mantenha com você uma certa frequência de consultar até chegar a uma conclusão.

Da mesma forma, as mulheres podem passar por um período sem sentir nenhum desejo sexual, ou até menor. As causas para esse problema podem ter como origem, por exemplo, o uso de determinados medicamentos (a exemplo da pílula anticoncepcional).

De qualquer forma, esse profissional está apto a tirar as suas dúvidas, e o seu psicólogo que te atende de uma forma geral pode te encaminhar para o sexólogo. Nós temos que admitir quando o problema não é alcançado por nossa capacidade.

Você, inclusive, pode manter o contato com os dois psicólogos, afinal eles estão tratando sobre coisas totalmente diferentes, cada um na sua área.

Programa de Atendimento Social

Para quem o psicólogo sexual é recomendado?

Como falamos acima, o primeiro ponto que devemos tratar aqui é sobre a recomendação do psicólogo sexual. Não existem limitação quanto a essa indicação, isto é, não existe um público alvo específico.

Se você sentir a necessidade de tirar dúvidas com esse profissional ou acreditar que o problema o qual você está passando poderá ser resolvido pelo sexólogo, você tem a total liberdade e autonomia para buscar por este profissional.

Contudo, obviamente trouxemos alguns exemplos de contratempos do dia a dia que podem ser tratados de maneira direta por esse profissional. Citaremos alguns somente a título de conhecimento para você.

Um dos problemas que acomete muitos homens hoje em dia é a disfunção erétil, e por isso, esse se torna o nosso primeiro exemplo. Atente-se aos sinais, e com certeza, você vai precisar unir dois profissionais para obter um resultado melhor e mais rápido.

Por muitas vezes, nós deixamos que a ansiedade interfira no nosso desempenho, por exemplo, sexual. Por isso, precisamos lidar com este problema de uma forma específica e geral, então é interessante verificar a existência de um transtorno relacionado a ansiedade e como isso interfere na sua vida sexual.

É comum perceber que as mulheres, na maioria das vezes, apresentam uma certa dificuldade para conseguirem chegar ao orgasmo. As causas desse problema são as mais variadas que você conseguir imaginar, e a consulta com o sexólogo pode abrir a sua mente.

Quando procurar um psicólogo sexual?

Com base no que falamos até agora, já deu para perceber que não vai existir um momento certo para a procura de um sexólogo. Você quem vai determinar quando essa ajuda médica profissional será necessária em sua vida e em que momento isso vai impactar de maneira positiva.

A nossa recomendação é que você procure por um sexólogo antes que os problemas apareçam. Não adianta esperar um problema surgir, para só então ir atrás de um profissional que possa nos auxiliar.

Tenha em mente que a sua saúde sexual é tão importante como a física e a mental, portanto, esta não deve ser de maneira alguma negligenciada.

Se você está se perguntando sobre onde você pode encontrar um sexólogo de qualidade, temos a sua resposta aqui conosco.

Agende hoje mesmo uma consulta com um dos nossos psicólogos, os especialistas estão prontos pra te atente.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta