Psicoterapeuta: o que faz e seus benefícios

O Psicoterapeuta é um profissional amplamente buscado por suas especializações, com foco em atuar em demandas gerais ou mais específicas, trazendo uma série de vantagens conforme os objetivos do paciente.

A partir disso, surgem algumas dúvidas sobre essa área, principalmente na questão de ser igual ao psicólogo ou não, formas de atuação e mais. Aqui, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber para procurar e ter um atendimento de qualidade. Confira!

Imagem 1 do artigo Psicoterapeuta: o que faz e seus benefícios

Psicoterapeuta: o que faz?

A princípio, o psicoterapeuta tem formação em psicologia, mas pode optar por realizar diversas especializações posteriores, sempre com foco em atender as necessidades de cada indivíduo e trazendo o máximo de bem-estar, dentro do que é possível naquele instante.

Mas, a regra é que este profissional deve ter, ao menos, especialização em Psicologia Clínica.

Ou seja, trata-se de um termo usado dentro da psicologia, semelhante ao analista, psicólogo e assim por diante.

Comunidade da Fepo

Além disso, muitos psicoterapeutas atuam de formas distintas em escolas, como orientadores. Um campo que vem crescendo em solo brasileiro.

Neste aspecto, o diferencial entre um psicólogo e um psicoterapeuta está nos métodos.

Em suma, ambos atuam no emocional, mas o foco do psicoterapeuta é o cuidado daqueles que estão em sofrimento, enquanto o psicólogo atua em orientar o indivíduo.

Porém, é válido ir muito além disso, e considerar a psicoterapia como um espaço de liberdade, para lidar com o luto ou com desconfortos emocionais, como a insatisfação no trabalho ou receios quanto ao futuro.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Na prática, procurar um profissional que possa lhe ajudar a entender melhor o que está acontecendo com suas emoções, buscando alternativas e soluções, bem como para mudar a própria perspectiva, é o passo máximo de autocuidado.

Afinal, você vai passar a maior parte da sua vida dentro da sua mente. Então, esse local deve ser acolhedor, confortável ou, ao menos, saudável.

E qual o tempo de tratamento?

Atualmente, dizemos que todos podem se beneficiar com a psicoterapia, mesmo que não tenha um quadro grave. Afinal, a todo momento existem questões a serem trabalhadas e o profissional ainda pode lhe ajudar no caminho do autoconhecimento.

Dessa forma, você pode recorrer as sessões sem uma queixa específica, realizando atendimentos periódicos, de acompanhamento, sem tempo prévio definido.

Chat de Apoio Emocional

Ao mesmo tempo, existem questões que podem exigir atendimentos semanais, uma ou mais vezes dentro do período.

Por fim, o tempo varia a partir das queixas e resultados, novas queixas que podem surgir no caminho ou diagnósticos.

Cada caso é avaliado separadamente, considerando as especificidades do paciente.

Por isso, agende a sua sessão e comece a cuidar mais de si, alcançando resultados esperados e reduzindo sofrimentos.

Premissas iniciais do Psicoterapeuta

Inicialmente, muitos tem dúvidas quanto a procurar um psicoterapeuta, seja por medo de lidar com questões internas ou mesmo por preconceito.

Mesmo após tantos anos, a área ainda passa, ocasionalmente, por tabus que a relacionam unicamente com a loucura. O que é um grande erro.

Programa de Atendimento Social

Então, é essencial entender que os humanos são seres complexos, dotados de inteligência, razão e emoção. Tudo atuando em conjunto, nas atividades diárias. Ao mesmo tempo, cada indivíduo é peculiar, com suas próprias características.

Essas peculiaridades são o que tornam você especial e diferente dos demais. Mas nem sempre isso tudo é visto com bons olhos.

Ao mesmo tempo, sofremos com o impacto de tudo e todos que estão a nossa volta. Um sistema que influencia e é influenciado.

Ou seja, você terá que lidar com uma série de questões particulares, únicas e que nem sempre serão rapidamente compreendidas em sua totalidade, o que pode gerar um grande trauma psíquico. A longo prazo, esses traumas trazem prejuízos para o bem-estar.

Imagine, por exemplo, um indivíduo que perdeu alguém importante na infância e que não conseguiu viver ou passar por aquele luto, considerada uma das maiores dores humanas.

Futuramente, esse sujeito pode ter dificuldade de se aproximar de outras pessoas, por medo de que aquela história e dor se repita, levando-o a um isolamento. Além disso, pode gerar crises de ansiedade, estresse, ciúmes e mais.

Portanto, o psicoterapeuta vai te ajudar neste caminho de condução ao interior, para tornar as coisas mais conscientes, facilitando a ação.

Assim, conhecendo melhor a si, é possível descobrir qual caminho escolher, o que fazer em seguida ou quais necessidades tem.

Primeiros passos – Como funciona?

Se você nunca passou por um atendimento psicológico, pode ter dúvidas quanto ao funcionamento, o que é natural.

Dessa forma, o atendimento psicoterápico tem base na escuta compreensiva e empática, livre de quaisquer julgamentos.

Inicialmente, o foco profissional é entender quais são as suas queixas, bem como o que sente sobre elas, como é a sua vida, experiências pessoais pelas quais passou, o sentido que dá as coisas e significados atrelados aos sentimentos, etc.

Após esses primeiros passos, os profissionais podem oferecer suporte para que você ressignifique suas dores e veja novas possibilidades, para ser capaz de viver e aproveitar melhor os instantes.

O foco do psicoterapeuta é trazer alívio e cura, redução/eliminação de sintomas e restaurar a sua saúde emocional.

É válido destacar que isso não significa eliminar dores ou mesmo evitar novos acontecimentos, mas entender seus processos para que, futuramente, você responda a situações semelhantes de outras maneiras.

Por exemplo, revendo o exemplo acima, o psicoterapeuta vai auxiliar este indivíduo a entender como aquela situação, de luto, ocorreu, quais foram os sentimentos e ações.

Muitas vezes, a conclusão é de que o luto não foi vivenciado, mas sim “cortado”, como se não houvesse tempo para tal. Então, pode ser necessário resgatar esses sentimentos e vive-los no presente.

Ao mesmo tempo, o profissional vai lhe ajudar a ver como essa situação impactou o seu presente, quais são seus comportamentos e sentimentos ligados as pessoas pelas quais tem afeto e assim por diante.

Lentamente, você pode notar as dificuldades que tem para se conectar afetivamente, hábitos tóxicos que comprometem amizades, dependência emocional, entre outras.

Importante

Diagnósticos só serão feitos após análises clínicas minuciosas, para colhimento de evidências que comprovem ou não um quadro, seja de ansiedade, depressão, pânico ou outros.

Imagem 2 do artigo Psicoterapeuta: o que faz e seus benefícios

Na psicoterapia, o diagnóstico é compreendido como uma resposta, ou solução e vantagem para o paciente.

Afinal, ao saber exatamente o que está acontecendo e dar um nome para tal, é possível entender melhor a situação e ter as ferramentas que precisa para um tratamento eficaz.

Logo, o psicoterapeuta vai lhe guiar neste processo, oferecendo apoio e a orientação necessária para que a mudança aconteça.

Benefícios da Psicoterapia

Conhecendo mais sobre o trabalho de um psicoterapeuta, é indispensável entender quais são os principais benefícios dos atendimentos e como eles podem mudar a sua vida, trazendo equilíbrio e bem-estar.

1# Autoconhecimento

Autoconhecimento é o conhecimento de si, ou seja, as descobertas internas que você faz a partir da sua consciência e dos seus comportamentos.

Mais importante que saber essa definição, é entender que aquilo que você sabe de si é o que forma sua autoimagem, sendo que muitas vezes há um ofuscamento de características importantes e essenciais para o bem-estar mental.

Inclusive, é através desse saber que você toma decisões, reage a situações adversa ou valida (ou não) suas emoções e sentimentos.

Por exemplo, uma pessoa que não conhece suas vontades reais, pode passar a vida toda realizando os sonhos de outras pessoas, deixando a si em segundo plano, aceitando “migalhas” e até acreditando que é isso que merece.

Não à toa, quando pensamos em estar bem e melhorar a autoestima, logo surge a necessidade de conhecer mais de si mesmo, para tomar decisões mais conscientes e alcançar inteligência emocional de forma mais efetiva.

Durante as sessões, você será capaz de refletir em um ambiente seguro, descobrindo mais e até percebendo mentiras que conta a si, coisas que nega ou tenta esconder, falhas e mais.

Lembre-se que você é um ser completo, complexo e que possui defeitos e qualidades únicas.

Imagem 3 do artigo Psicoterapeuta: o que faz e seus benefícios

2# Psicoterapeuta nos processos de mudança

Mudar não é fácil. Isso é um fato.

Sempre que pensamos em uma mudança, devemos considerar a resistência para tal, já que é um hábito de anos que será quebrado, envolvendo questões emocionais e até mesmo físicas.

Segundo neuropsicólogos, um novo comportamento leva, ao menos, 21 dias para ser fortalecido o bastante para que se torne para o seu novo “eu”.

Na prática, funciona assim: o cérebro busca evitar novos sofrimentos e gastos energéticos, para isso, prefere funcionar em um sistema automático, com aquilo que você já sabe e faz.

Por isso, é mais fácil seguir sempre pelo mesmo caminho que pegar uma rota nova, tentar um estilo diferente, largar um emprego e buscar outro. Isso tudo é sair da zona de conforto e forçar todo o seu sistema a pensar, agir e reagir de forma distinta.

Entretanto, para atingir novos objetivos, qualidade de vida ou evitar situações de estresse que estão presentes, e muitas outras coisas, você terá de mudar. Seja para sair de um relacionamento ruim, mas que traz um apelo emocional, ou ter um estilo de vida mais saudável, benéfico para o seu corpo e futuro.

Assim, o psicoterapeuta vai lhe auxiliar neste processo, inclusive para evitar respostas como a raiva, angústia e frustração.

3# As coisas ficarão mais leves

Um dos benefícios do psicoterapeuta é que as sessões trarão uma nova perspectiva de vida. Junto a isso, você consegue evitar uma série de “pesos” que fazem parte da vida, mas que podem ser vivenciados mais levemente.

Em suma, você está sujeito a uma série de questões diárias que não tem controle, como:

  • Estresse ligado ao trabalho;
  • Ansiedade diante de novas situações;
  • Pessoas que passam a fazer parte da sua vida;
  • Pessoas que saem da sua vida;
  • Acontecimentos traumáticos;
  • Acidentes;
  • Perdas e luto;
  • Problemas em geral.

Afinal, muitas dessas situações provêm de terceiros. Como quando você está dirigindo, é “fechado” e acaba batendo o carro.

Então, mesmo que não sejam diretamente questões suas, geram problemas que você terá que resolver, sentimentos que terão que ser encarados e muitos outros aspectos físicos e/ou emocionais/mentais.

Através de um atendimento efetivo, você toma consciência dos próprios processos para saber reagir e agir melhor quando esses problemas ocorrerem, respondendo de forma mais equilibrada.

No exemplo do acidente, por exemplo, você pode sair do carro, gritar com o outro motorista e até xingar, mas isso não fará com que o carro se conserte ou mesmo com que a situação seja eliminada, mas provavelmente terá mais estresse para regular e, se o motorista for violento, pode ter de lidar com uma outra situação, ainda mais perigosa.

Sendo assim, a psicoterapia traz um refúgio mental onde você avalia as coisas, conforme elas acontecem, e define o que pode ou não ser feito, o melhor caminho a ser seguido, etc.

4# A importância da sua história em quem você é

O psicoterapeuta vai te ajudar em diversos processos e, entre eles, está a compreensão da sua história.

Acontece que muitos indivíduos chegam nos consultórios com a perspectiva de que o presente é um problema extremamente pontual, que surgiu apenas naquele instante. Entretanto, na maioria das vezes, é uma questão mais ampla, com raízes em hábitos e crenças mais antigas.

Claro que nem sempre o problema está exatamente no passado, em quando você era criança, mas em alguma etapa do seu desenvolvimento.

Por exemplo, muitos adultos que têm dificuldades para lidar com emoções e acabam respondendo situações-problema com raiva, altos níveis de estresse e ansiedade.

Essa dificuldade pode estar relacionada a forma como você aprende a lidar com a frustração durante a infância e adolescência ou mesmo por não ter lidado com situações semelhantes.

Crianças que sempre tiveram tudo aquilo que queriam, são mais propensas a responderem a frustração com raiva, porque o “não” era algo incomum, que não estava na rotina.

Vale destacar que não existe uma regra clara, já que cada indivíduo é único e está em constante mudança, mas a convivência, núcleo familiar, círculo social e tudo o mais impacta na forma como você aprende e reproduz.

Se acredita que não merece um futuro brilhante, por acabar não fazendo nada para ter resultados melhores, ficando preso ao que já conhece.

Além disso, toda a sua história é importante na maneira como você vê o mundo, se relaciona, busca e até nas coisas que “aceita”.

Enfim, você ainda ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre profissionais de saúde mental, transtornos e distúrbios e muitos outros assuntos? Confira o Blog Fepo e nos siga nas redes sociais.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta