Psicoterapia online - como funciona o tratamento pela internet!

A Psicoterapia online é uma forma de tratamento psicológico que vem ganhando cada vez mais espaço. Através da internet, é possível ter acesso a diversos profissionais qualificados para te auxiliar no processo de superação dos problemas emocionais.

Neste artigo, vamos explicar como funciona a Psicoterapia online e quais são seus principais benefícios!

Qual a importância do atendimento psicológico?

A importância do atendimento psicológico surge diante da necessidade de aprimorar o bem-estar, tornando-o mais balanceado e sem sofrimentos desnecessários.

O ser humano é complexo, e as relações interpessoais estão sujeitas a determinados fatores que não interferem no convívio social.

O indivíduo necessita de um acompanhamento para lidar com as dificuldades decorrentes dos problemas existenciais. Esse atendimento é importante para tratar doenças mentais, como a depressão, síndrome do pânico, entre outras.

Comunidade da Fepo

A psicoterapia favorece o autoconhecimento e proporciona um reequilíbrio emocional, uma vez que é possível compreender os sentimentos e pensamentos que antes não eram explicados. O tratamento traz consigo a liberdade para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

O que é Psicoterapia online?

A Psicoterapia online é um tipo de terapia que é feita através da internet. Ele usa várias ferramentas para ajudar as pessoas a se comunicarem, como e-mail, mensagens de texto e vídeo chamada.

Isso pode ser útil para aqueles que não podem ou não querem se envolver em uma sessão presencial. Pode ser especialmente útil para aqueles que moram em áreas rurais ou isoladas, onde os serviços de saúde mental podem ser limitados.

A terapia online foi regulamentada no Brasil a partir da Resolução CFP nº 11/2018, que estabelece as diretrizes éticas para o exercício da Psicoterapia, portanto, é um procedimento legal e aprovado pelo próprio Conselho Federal de Psicologia.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Como funciona a Psicoterapia Online?

A Psicoterapia online é realizada através de plataformas digitais de comunicação, como o Skype ou o WhatsApp. Ela pode ser feita em qualquer lugar, basta que você tenha um dispositivo conectado à internet.

As sessões são marcadas previamente e o paciente recebe um link para acessar a plataforma escolhida pelo terapeuta. É importante que você esteja em um lugar tranquilo e seguro para que possa se concentrar no tratamento.

O primeiro encontro é importante para o terapeuta conhecer o paciente e entender qual é o problema a ser trabalhado. Após isso, serão estabelecidos objetivos e uma rotina de sessões.

Quais as vantagens da psicoterapia online?

A Psicoterapia online oferece diversos benefícios para quem a realiza, entre eles podemos destacar:

Chat de Apoio Emocional

Conveniência

Com a terapia online você não precisa se deslocar para ir às sessões ou fazer uma consulta de emergência, basta agendar uma consulta, estar em um lugar tranquilo e ter um dispositivo conectado com a internet.

É acessível

Infelizmente nem todo mundo consegue visitar um terapeuta como regularidade, muitas vezes o motivo é a questão financeira. Ao contrário, a terapia online é bem mais em conta financeiramente do que uma terapia tradicional.

Por não ter os custos de manutenção que normalmente uma clínica possui, o terapeuta pode lhe passar valores mais acessíveis conforme a sua necessidade.

É bem Eficaz

Já está mais do que comprovado que a Psicoterapia online é tão eficaz quanto a terapia tradicional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois da pandemia, o número de pessoas que procuram por um terapeuta online triplicou, a grande maioria se sente mais à vontade em ser atendido pela internet.

Mais Privacidade

Você pode realizar as sessões em um lugar seguro e tranquilo, sem precisar se preocupar com os olhares alheios.

Programa de Atendimento Social

A Terapia pode ser um lugar seguro para expressar suas preocupações e sentimentos. Se você está triste, ansioso ou irritado, a terapia pode ajudar a identificar e lidar com esses sentimentos.

Você também aprenderá habilidades para lidar com situações difíceis de maneiras mais produtivas. Além disso, a terapia é um lugar onde você pode obter um feedback objetivo sobre suas percepções e comportamentos.

O objetivo da terapia não é fixar o que está errado com você, mas sim ajudá-lo a se sentir melhor consigo mesmo e melhorar sua vida.

A Psicoterapia online oferece uma forma conveniente, acessível e eficaz de tratar diversos problemas mentais. Se você está passando por alguma dificuldade, não hesite em procurar um profissional para te ajudar.

Segurança com seus dados

A psicoterapia online oferece uma alternativa conveniente e confidencial que está amplamente disponível. Além disso, a terapia online oferece maior segurança para os dados do paciente.

Quando a terapia é conduzida online, as informações do paciente são criptografadas e armazenadas em servidores seguros. Isto assegura que a confidencialidade do paciente seja mantida e que os dados do paciente sejam protegidos contra acesso não autorizado.

Como resultado, a terapia online é uma opção segura e eficaz para aqueles que buscam tratamento de saúde mental.

Quais são os tipos de terapia?

A Psicoterapia online é indicada para tratar diversos problemas, como:

– Ansiedade;

– Depressão;

– Síndrome do pânico;

– Estresse;

– Dificuldades de relacionamento;

– Traumas;

– Problemas emocionais;

– Luto, entre outros.

Se você está passando por algum desses problemas ou simplesmente quer melhorar o seu bem-estar, a Psicoterapia online pode te ajudar! Ela é uma opção conveniente, acessível e eficaz para quem busca um tratamento psicológico de qualidade.

O que precisa para fazer terapia online?

A terapia online pode ser feita de qualquer lugar, desde que você tenha um dispositivo com conexão à Internet.

Tudo o que você precisa para começar é um endereço de e-mail e uma senha. Alguns terapeutas online também oferecem a opção de fazer uma chamada de vídeo para as sessões, mas isso não é necessário.

A maior vantagem da terapia online é a sua conveniência. Você pode participar das sessões em seu próprio tempo e no seu próprio espaço, sem se preocupar com o horário de funcionamento do consultório ou com a disponibilidade de estacionamento.

Imagem 1 do artigo Psicoterapia online - como funciona o tratamento pela internet!

Para quem é indicado a Psicoterapia online?

A terapia pode ser uma experiência extremamente benéfica para aqueles que procuram melhorar sua saúde mental e bem-estar. Ao contrário da crença popular, a terapia não é somente para aqueles com problemas “graves”, mas sim para qualquer pessoa que queira trabalhar em seus problemas e melhorar sua vida.

A terapia oferece um ambiente seguro e confidencial para você examinar sua vida, seus pensamentos e seus sentimentos.

Além disso, o terapeuta pode fornecer insight e perspectiva valiosos sobre sua vida e seus problemas.

Com o tempo, a terapia pode ajudá-la a compreender melhor a si mesmo, gerenciar melhor seus sentimentos e lidar de maneira mais saudável com os problemas da vida. Se você está procurando uma maneira de melhorar sua vida, a terapia online pode ser uma ótima opção para você!

Agende uma consulta!

Lutando com ansiedade, depressão, ou outro problema de saúde mental? Você já desejou que houvesse alguém para conversar com quem entendesse o que você está passando? Alguém fora de sua família e amigos, que possa oferecer um apoio imparcial?

psicoterapia online

Infelizmente milhões de pessoas sofrem de problemas de saúde mental, mas não têm acesso a cuidados de qualidade, é aí que entra a FEPO!

Uma das pioneiras no Brasil, nós oferecemos uma plataforma de psicoterapia online especializada que conecta você com os melhores terapeutas licenciados, tudo isso, com praticidade e segurança, a partir do conforto de sua própria casa.

Você será capaz de conversar tranquilamente com um terapeuta de sua escolha que o ajudará a trabalhar através de seus problemas e desenvolver estratégias para viver uma vida mais saudável.

Somos especialistas em psicoterapia online e temos uma equipe de profissionais qualificados que estão aqui para ajudar.

Além disso, nossa plataforma é confidencial e segura para que você possa se sentir confortável em compartilhar seus pensamentos e sentimentos sem medo de ser julgado.

Então, por que esperar? Agende agora a sua consulta!

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta