Saiba quais são os sintomas da depressão leve

Sintomas de depressão leve

Tudo parece estar normal, mas não está. Os pensamentos estão em algum lugar distante. Conheça os sintomas da depressão leve lendo este artigo.

Pessoas com ansiedade indicam sintomas de depressão leve. Os sintomas não são prova de que uma pessoa tem uma forma leve de depressão, certo?

Os sintomas de depressão leve incluem:

  • Problemas com apetite;
  • Saudade;
  • Pensamentos perturbadores ou obsessivos;
  • Apatia
  • Distúrbios do sono.

O principal problema é que a razão para o aparecimento de tais sintomas de depressão é ​​diferente de pessoa para pessoa, enquanto os métodos usados ​​para tratar a depressão leve são quase os mesmos para todos.

Comunidade da Fepo

Considere fazer acompanhamento com um psicólogo online, no Fepo você encontra os melhores.

Centenas de milhões de pessoas em todo o mundo vivem em estado de depressão e, segundo especialistas, todos os anos a situação só piora. Nem todo mundo sabe que, além da clínica, há também uma leve depressão, provocada por falhas, problemas e decepções acumulados, substituindo a alegria por melancolia, tristeza e indiferença, até por coisas agradáveis. 

É extremamente importante não fechar os olhos para esse estado e pressionar o botão SOS a tempo de evitar que ela piore.

Juntamente com a clínica, há outro tipo de depressão a leve. Aqueles que sofrem com a depressão leve conseguem cumprir seus deveres diários, vão trabalhar, são bons pais e cônjuge, mas todos os dias uma nuvem negra se eleva acima da cabeça. 

Terapia online para sua saúde e bem-estar

A depressão leve é ​​perigosa precisamente porque uma pessoa que sofre dela se considera simplesmente cansada, mas não doente, enquanto até um descanso prolongado é incapaz de derrotar esse distúrbio.

Diagnosticar a depressão não é nada simples que apenas profissionais podem fazer, mas existem alguns sinais óbvios que ajudarão você a entender a natureza de sua tristeza prolongada.

Chat de Apoio Emocional

Sinais de que você pode estar levemente deprimido

Muitas vezes você está triste

sintomas de depressão

Muitos de nós tendem a entrar em pânico e ter medo dessa emoção, de fato, a tristeza é uma parte normal da vida cotidiana. No entanto, se por mais de duas semanas você sentir constantemente tristeza e tristeza, e as pessoas ao seu redor começarem a perceber que seu humor mudou de alguma forma dramática, pense em pedir ajuda. 

Se você não tem certeza de que está com você o início da depressão ou da tristeza passageira comum, pode se cuidar. Por exemplo, se seu humor triste faz cada vez mais ajustes no seu estilo de vida habitual, a situação definitivamente requer intervenção.

Programa de Atendimento Social

Nada mais te agrada

A depressão faz as pessoas perderem o interesse, mesmo pelas coisas que antes lhes davam muito prazer e alegria. por exemplo, você começa a evitar encontros com amigos e festas familiares nos fins de semana, dançar, sair para comer parecem mais atraentes, você para de praticar abruptamente seu esporte favorito. 

Ao mesmo tempo, “estresse no trabalho” ou “falta de tempo” podem servir como desculpa, mas, na verdade, você simplesmente sente exaustão, que até coisas agradáveis ​​se tornam um fardo pesado.

Seu peso mudou drasticamente

Em muitos casos, a depressão leve afeta a vida de uma pessoa. Ao mesmo tempo, algumas pessoas começam a perder muito peso, perdem o apetite e o bom humor, enquanto outras, ao contrário, tentam “devorar” seus problemas com alimentos ricos em calorias e recusam qualquer atividade em favor da oportunidade de passar o tempo em casa, já que não sentem mais nenhuma motivação. 

Você sofre de distúrbios do sono

Segundo os dados de 2018, 90% das pessoas que sofrem de transtornos mentais tinham algum tipo de distúrbio do sono. Além disso, neste caso, a depressão pode afetar uma pessoa de duas maneiras opostas. 

Algumas pessoas nesse período começam a sofrer de insônia, constantemente experimentando uma sensação de fadiga e exaustão por causa disso, enquanto outras, pelo contrário, passam dias e noites na cama, tentando “esconder” a tristeza que caiu sobre elas.

Você é inquieto e não consegue se concentrar

Ansiedade e agitação também podem ser sintomas de depressão leve, interferindo no trabalho e na vida pessoal. Segundo a Organização Mundial da Saúde, perda de concentração e atenção distraída são típicas para pessoas que sofrem de depressão.

Você é constantemente atormentado por dúvidas

Sabe-se que pessoas com depressão altamente funcional estão constantemente experimentando arrependimentos e dúvidas sobre quaisquer decisões importantes que tomaram mais cedo na vida. 

sintomas de depressão

Tais pensamentos nem sempre são baseados, porque alguns deles são causados ​​pela ansiedade comum. Se você muitas vezes é atormentado por dúvidas e sem muita razão se arrepende de coisas que aconteceram há muito tempo, é provável que você esteja mostrando sinais de depressão leve.

Seus nervos estão no limite

As pessoas deprimidas geralmente são acompanhadas por uma constante falta de energia e, a partir daí, maior irritabilidade. Isso significa que qualquer coisinha, uma mudança no cronograma ou o atraso de alguém, pode perturbá-lo completamente. 

Se você não é uma pessoa explosiva por natureza, naturalmente caracterizada por esse comportamento, deve pensar seriamente em quando tudo isso o incomodou e o que o irrita especificamente, além de consultar o mais rápido possível sobre possíveis tratamentos.

Sintomas de depressão leve

Diante da depressão, as pessoas geralmente sentem que não são boas o suficiente em todas as áreas de suas vidas. Nesse sentido, desrespeitam a si mesmos, criticando constantemente seu comportamento e aparência. 

Além disso, nesse estado, as pessoas podem, pelo contrário, exagerar suas realizações para receber aprovação de outras pessoas, o que lhes permitirá aumentar sua autoestima. Embora de fato eles percebam que esses elogios não mudarão nada se eles mesmos não fizerem nada.

A depressão precisa ser diagnosticada e tratada, e o quanto antes melhor, sendo o mais indicado que nos primeiros sintomas já procurem ajuda profissional a fim de evitar que o quadro se agrave.

Fepo sua melhor opção para tratar a depressão, conheça mais clicando aqui.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta