Sonhar com aranha – Descubra os significados

Sonhar com aranha tem uma relação profunda com a história da mitologia desse animal. Afinal, trata-se de um aracnoide com amplas capacidades. Desde transformação, trabalho e persistência.

Justamente por isso, causa um certo conforto em muitos. Claro que isso depende do seu receio desse animal. Já que, no dia-a-dia, são consideradas como indesejáveis e até perigosas.

Neste aspecto, separamos aqui os dois lados de interpretação desses sonhos, para que você entenda o que exatamente a sua mente pode estar tentando lhe dizer. Confira!

sonhar com aranha

Sonhar com aranha é bom ou ruim?

Primeiramente, a história grega das aranhas começa com Aracne, uma tecelã completamente habilidosa.

Aracne era mortal e Athena a desafiou no trabalho, para ver qual era a melhor tecelã. Mesmo sendo apenas uma mortal, Aracne venceu Athena que, em um acesso de fúria, destrói a obra e golpeia a tecelã. Em uma tentativa de reverter sua ação, a transforma em uma aranha.

Comunidade da Fepo

Mas as histórias não terminam na Grécia.

Na África Ocidental, as lendas falam de como as aranhas são responsáveis por tecer o sol, a lua e as estrelas, sendo intermediárias de Deus e do homem. Por isso, no pacífico, há lendas sobre esses animais estarem presente no início do mundo.

Já no hinduísmo, a perfeição das teias vem para simbolizar tudo o que é aparente e, em Mali, como uma grande conselheira.

Sendo assim, não se trata de um sonho exatamente bom ou ruim, mas que deve ser interpretado conforme todo o contexto. Principalmente pela forma como lida com aqueles acontecimentos, emoções e sentimentos.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

No geral, a aranha é completamente simbólica e represente dois lados distintos, dois polos de uma mesma coisa. Portanto, tem um significado, mas também possui um oposto a ele.

Quando a aranha vem acompanhada da teia, esse tecido agrega muitos significados aos sonhos. Já que, mesmo sendo uma linha tão final, é tecida com grande destreza e possui uma grande força. Entretanto, ainda pode ser destruída.

Aqui também entra a questão do destino e de como construímos nossa própria história ou o quanto deixamos tudo na mão de terceiros.

Aranhas de cores diferentes, como aranha marrom

As aranhas nos sonhos podem ter diversas tonalidades.

Chat de Apoio Emocional

Geralmente, aquelas de cor preta está relacionada a alguma decisão ou caminho que escolheu recentemente. Mais especificamente ao medo e até a culpa que carrega por essa escolha.

Muitas vezes, quando é preciso mudar o curso da vida, os seres humanos sentem culpa por como aquilo afeta os demais ou mesmo por pessoas que precisou abandonar.

Já as aranhas marrons possuem uma relação com a saúde. Logo, é importante ficar atento a sinais e cuidar mais de si mesmo.

Mas, se aranha for colorida, isso pode ser um sinal da sua criatividade e de como deveria usar mais essa habilidade.

Sonhar com aranha grande ou pequena

Em síntese, as aranhas grandes são as que mais causam medo. Isso vem de um reflexo instintivo do ser humano, por achar que elas são mais perigosas.

Porém, como acontece muitas vezes na vida real, as aranhas grandes não são um problema. Pelo contrário. Geralmente, indicam que você fez escolhas corretas e que o caminho está livre.

Programa de Atendimento Social

Assim, mesmo que surjam dificuldades e obstáculos, busque contornar e resolver antes que se agravem, faça mesmo que sentir medo e também relaxe.

Já as aranhas pequenas são interpretadas como pequenos sinais de coisas, escondidas em meio ao funcionamento da mente.

Neste cenário, preste mais atenção as coisas, porque você pode estar perdendo algo importante.

Sonhos com teia de aranha

O Dicionário de Símbolos aponta a aranha como um animal criador, condutor de almas, intercessora e capaz de realizar presságios.

Dessa forma, as teias junto dos animais estão diretamente ligadas com a vida, escolhas, consequências, medos e pessoas.

Portanto, é válido considerar que as teias têm diversos propósitos. Como quebrar um caminho, prender as possíveis presas (que serão alimento) e garantir que as aranhas cheguem aonde precisa. 

Logo, quando essas teias começam a aparecer nos sonhos, avalie como é a sua vida naquele instante e as pessoas que fazem parte dos seus ciclos.

Geralmente, esse sonho significa que você está “submerso” na teia de outras pessoas, vivendo o sonho de terceiros e ficando cada vez mais preso nessa armadilha.

Então, a teia funciona como um tipo de “véu”, que cobre suas vontades e lhe segura em algum ponto que não é exatamente onde deveria estar. Neste aspecto, é importante observar as pessoas que estão ao seu redor, comportamentos tóxicos, críticas em excesso disfarçadas de “comentários” ou “dicas” e assim por diante.

Este por der um sinal de que você precisa se afastar, rever suas decisões e ter mais cuidado com aqueles que fazem parte do seu convício pessoal, de confiança.

Portanto, saia dessa caixa que está prendendo você e busque a própria liberdade.

Sonhar com aranha atacando

Na natureza, as aranhas só atacam os seres humanos quando se sentem ameaçadas.

Então, esse sonho está diretamente ligado a esse aspecto de ameaça e perigo.

Assim, significa que você precisa prestar mais atenção e que algo não está sendo visto, mas pode lhe causar mal. Na maioria das vezes, envolve pessoas próximas, mas também pode estar relacionado a um caminho ruim ou decisão duvidosa.

Caso essa aranha pique você no sonho, é um alerta para uma traição ou mentira, algo que vai lhe pegar desprevenido.

Interagindo ou matando aranhas

Sonhar com aranha próxima, mas sem qualquer sinal de perigo, interagindo e ficando tranquilo com isso, significa que a sua vida está mais harmoniosa. Esse é um ponto positivo.

Logo, é um sinal de que está fazendo boas escolhas e que deve seguir seu próprio caminho.

Por outro lado, sonhar que mata esse animal significa uma quebra no caminho. Geralmente, é sinal de que momentos difíceis estão para acontecer.

Então, é preciso ter força para superar os obstáculos que vão aparecer.

Vale destacar que esse pode significar a quebra de um sentimento. Ou seja, que você deixou um sentimento ruim para trás, uma atração sexual ou mesmo os sentimentos ligados a um trauma.

As interpretações podem mudar de pessoa para pessoa, para alguns pode ser um presságio, para outras estar relacionadas a um relacionamento amoroso, mas o importante é sentir se esse tipo de sonho gerar bem-estar. Por exemplo, em uma situação a pessoa sonhou com uma aranha preta e esse aracnídeo lhe remete a sentimentos de inseguranças e medos, para outra pessoa pode lhe trazer sentimentos de proteção e oportunidades.

Todas as informações lidas aqui são para fins de recreação, ou seja, não tem função terapêutica. Além disso, não tem validade de previsão ou embasamentos científicos. Por isso, é essencial que você consulte um especialista diante de qualquer aspecto mental, emocional e/ou físico.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta