Sonhar com cachorro – Descubra os significados

Sonhar com cachorro pode ser algo extremamente incrível ou aterrorizador. Tudo depende do contexto, dos acontecimentos ou mesmo de quem está envolvido na trama.

Por isso, trouxemos algumas interpretações que sobre o tema, principalmente se não consegue tirar aquilo tudo da sua mente ao longo do dia. Confira!

sonhar com cachorro

É bom ou ruim?

Primeiramente, sempre que pensamos em um sonho e no possível significado disso, logo pensamos sobre ser algo bom ou ruim.

Neste cenário, geralmente, esses sonhos estão relacionados a algo positivo ou mesmo de caráter protetivo. Conforme associado ao cuidado, automaticamente pensamos em segurança.

Por outro lado, existe a questão de complexo familiar, de uma ligação tão forte, que pode fazer você ser influenciado.

Comunidade da Fepo

Isso fica um pouco evidente quando estudamos sobre a sistêmica. Esse tipo de psicologia fala sobre os padrões parentais que dominam os indivíduos. Esse legado familiar é algo tão forte e poderoso, seguido de forma fiel, tudo baseado nesses relacionamentos.

Vale destacar que nesses estudos sistêmicos, vemos alguns padrões repetindo-se nas gerações, completamente difícil de quebrar.  

Além disso, muitos indivíduos que “quebram esse ciclo”, nem sempre são vistos com bons olhos pelo núcleo familiar.

Mas, voltando aos sonhos, o cachorro tem uma simbologia positiva ou não, a partir do contexto.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Os sonhos no contexto pessoal

Os sonhos sempre possuem um significado diferente considerando qual é o esquema atual da sua vida, ou seja, o contexto da sua história.

Por isso, é comum que sonhar com cachorro tenha uma relação com o próprio potencial ou expectativas.

Assim, é bastante associado com uma padrão de vida do qual está sendo fiel, a busca ou alcance de segurança e a dificuldade em escolher um caminho.

É importante lembrar que Hécate aponta o cão de três cabeças como um símbolo de caminhos e encruzilhadas. Neste caso, esse animal mitológico fala sobre a necessidade de escolher por onde vai seguir: seja quebrando um padrão ou sendo fiel ao que foi até agora.

Chat de Apoio Emocional

Por exemplo, se a sua família tem um negócio de restaurantes, mas o seu sonho é atuar em outro ramo, esse animal representa essa encruzilhada de caminhos. Cada qual com suas consequências.

Sonhar com cachorro é um convite para refletir sobre a vida

Na psicologia, sempre falamos sobre a necessidade de refletir sobre a vida, escolhas, caminhos, impactos do passado ou expectativas do futuro.

Dessa forma, esse sonho pode evidenciar a sua necessidade em refletir e analisar diversos aspectos da sua vida, das pessoas e de si memo.

O ideal é que você analise os detalhes desse sonho, quais sensações que causaram em você, como está a sua vida neste instante e se existem coisas que estão preocupando seu percurso.

Sonhar com cachorro: principais acontecimentos 

Cachorro preto, branco ou outra cor de pelagem  

Frequentemente os cachorros são associados a cumplicidade e proteção, por serem considerados os “melhores amigos do homem”. Dessa forma, independentemente da cor da pelagem, existe essa associação.

Mas, quando o cão é inteiramente preto, há uma perspectiva de algo sombrio, revelação, atenção ou mesmo a necessidade de cuidado. Muitas vezes, remete a importância de seguir a sua intuição.

Programa de Atendimento Social

Sonhar com cachorro atacando

Os sonhos onde o cão está atacando ou mordendo se relacionada a necessidade de prestar mais atenção, principalmente nas atitudes ou decisões que está tomando.

Logo, é essencial refletir sobre como está agindo ou como está se relacionado com as pessoas. Lembre-se que todas as suas escolhas são de sua responsabilidade, cabendo a você lidar com as consequências.

Quando esse cão estiver mordendo a sua mão, pode ser uma maneira do seu inconsciente dizer que alguém que está muito próximo, não quer o seu bem.

Em resumo, funciona como um aviso sobre deslealdade, falsidade ou mesmo trapaças.

Cachorro mordendo outra pessoa ou outro cão

Sonhar com cachorro mordendo outra pessoa, geralmente, significa que você está preocupado com alguém e não consegue fazer nada para ajudar. Se refere a essa sensação de impotência.

Em outros casos, pode ser interpretado como um círculo ruim. Ou seja, você está em meio a pessoas tóxicas, em relações muito frágeis.

Já quando cães estão brigando, isso significa um conflito, uma previsão de problemas e dificuldades. Em alguns casos, é um sinal de algo que você está evitando e não deveria, como uma discussão com alguém.

Sonho com cachorro filhote

Os filhotes são sinônimos de fofura. Assim, sonhar com eles é um bom sinal.

Se sonhar com um único filhote, isso simboliza liberdade e felicidade, aquela sensação de plenitude e paz de espírito. Já quando são vários filhotes, isso pode ser um aviso para não depender dos outros, ser protagonista da sua história, perder o medo de evoluir e não esperar os demais fazerem algo.

Quando o cachorro não é filhote, mas é pequeno, esses sonhos podem simbolizar uma dificuldade ou momento complicado. Então, faz referência a força, a acreditar em si para vencer os obstáculos.

Cachorros mortos

Sonhar com cachorro morto não é positivo e, geralmente, causa uma série de emoções ruins e tristes.

Então, quando vê isso, pode ser um sinal de que a sua confiança está abalada. Então, é um sinal de que não está confiando no seu potencial, nas suas capacidades e belezas.

Frequentemente, esse tipo de sonho ocorre no final de ciclos. Como um rompimento amoroso, saídas de empregos, mortes e outras perdas.

E, se sonhar que está matando o animal, isso simboliza o desafeto. Bem como o medo de enfrentar ou mesmo desafiar/afastar essas pessoas.

Da mesma maneira, está relacionada com os desafios, que parecem impossíveis.

Quando esse cão é um filhote, isso pode se relacionar com a perda de alguém querido, já que esses pequenos animais são indefesos.

Existem muitos outros significados para os sonhos com cachorros. Então, uma dica, é sempre avaliar como esse sonho aconteceu e o que está ocorrendo na sua vida nesse momento.

Com isso, você amplia sua visão sobre o tema e consegue entender onde sua atenção deveria estar.

O significado do sonho pode mudar de pessoa para pessoa. Por exemplo, você pode ter sonhado com um cachorro na cor preta e que para você isso traz a sensação de lealdade, amizade e proteção, mas um amigo pode ter tido o mesmo sonho e para ele traz pensamentos de um presságio de traição. O sentido muda porque os valores são diferentes para cada sonhador, o que leva a interpretações diferentes.

Todas as informações lidas aqui são para fins de recreação, ou seja, não tem função terapêutica. Além disso, não tem validade de previsão ou embasamentos científicos. Por isso, é essencial que você consulte um especialista diante de qualquer aspecto mental, emocional e/ou físico.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta