Sonhar com cavalo – Descubra os significados

Sonhar com cavalo pode ser um dos melhores sinais que o seu inconsciente está lhe enviando. Afinal, esses animais remetem a riqueza, poder, força e liberdade.

Então, separamos nesse post tudo o que você precisa saber sobre o assunto para entender isso que está vindo até a sua mente e compreender melhor os avisos. Da mesma forma, é uma maneira de interpretar pequenos sinais que passam desapercebidos. Confira!

Sonhar com cavalo

A simbologia dos equinos

Os cavalos são animais dotados de simbolismos, muitos deles antigos e que mal conhecemos a origem.

Entre eles, durante milhares de anos, os equinos foram considerados como um símbolo para passagem e transporte das almas, levando os mortos para esse “novo mundo” e até mesmo para a lua.

Como resultado, durante muitos anos, o animal foi associado a morte e, ver um em sonhos, significava que o fim estava próximo. Já na mitologia celta, eram associados ao sucesso das colheitas.

Comunidade da Fepo

Mais que isso, são animais ligados ao elemento fogo e água e a deusa da fertilidade Deméter, também referindo-se a um desejo impetuoso.

Partindo para a Ásia Central, esses animais estavam associados a guias, dotados de poderes mágicos e até em um símbolo de possessão ou uma imagem de deus.

Ou seja, existem muitas maneiras de ver esses animais e entender os significados que eles nos trazem. Mas, entre os mais relevantes, estão aqueles relacionados a aptidão.

Assim, simbolizam agilidade e força, inteligência, autoconfiança, beleza e um espírito liberto, selvagem e até indomesticável. Pensando no xamanismo, a capacidade de se movimentar reflete em aventuras e jornadas que estão no caminho, bem como no sentido de direção.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

É válido destacar que a associação de cavalo a riqueza remete, principalmente, ao fato desses animais serem caros desde a antiguidade. Ou seja, não eram todos que conseguiam ter um.

Logo, foi criada uma ligação entre esses equinos e o poder, realeza e riquezas (tanto financeiras quanto de ordem).

Significados de sonhar com cavalo

Diante de todos esses simbolismos, saber como entender o que são os sinais que o seu inconsciente envia é um passo importante para tomar decisões ou mudar a forma como reage as coisas que acontecem.

Sonhar com cavalo branco

O cavalo branco é visto como um equino completamente incrível e belo, associado a eventos positivos e coisas boas. Justamente por isso, traz aquela sensação de paz e harmonia.

Chat de Apoio Emocional

Aqui, também podemos destacar que esse animal representa a prosperidade, uma boa sorte, bem como um presságio positivo.

Entretanto, se for perseguido por um cavalo branco, pode ser sinal de que está correndo na direção contrária a que deveria ou mesmo que está fugindo de coisas importantes. Frequentemente ligado a intimidade ou sexualidade.

Neste cenário, considere pensar se existem coisas nestes aspectos que estão causando algum incômodo, que você tenta evitar ou que causaram algum tipo de desconforto/trauma.

Talvez, este seja o sinal para começar uma mudança interna.

Uma dica é: sempre que sonhar com cavalo marrom ou branco, preste mais atenção na sua vida.

Afinal, costuma ser um indício para que fique atento aos seus sentimentos e objetivos. Da mesma maneira, é um aviso para ter mais coragem de seguir atrás dos seus sonhos.

Programa de Atendimento Social

Sonhar com cavalo preto

Se você já viu um cavalo completamente preto na sua frente, sabe que esse é um dos equinos mais belos e poderosos. Afinal, trazem uma sensação de poder, fúria, selvageria e natureza.

Então, não se trata de algo ruim, mas sim de um mistério de uma ligação profunda com o seu inconsciente. Porém, também pode ser um alerta para esclarecer coisas que estejam pendentes.

Muitas vezes, isso quer dizer que você deve voltar para si e buscar no seu interior tudo o que é emocional, aquilo que não foi resolvido ou que causa uma lembrança/sensação ruim.

Então, é hora de focar no autoconhecimento e buscar o próprio equilíbrio e tranquilidade. Bem como uma estabilidade psíquica e emocional.

Cabe destacar que o cavalo preto também pode ser sinal de que ameaças estão tentando lhe causar algum distúrbio. Como um colega de trabalho, um suposto amigo ou até familiar.

Nesses casos, preste atenção naqueles que estão a sua volta e em como realmente se comportam, evitando decepções e traições. 

Cavalo bravo

Sonhar com um cavalo bravo ou selvagem traz uma ligação com a psique e com tudo aquilo que é intuitivo. Por isso, pode trazer aspectos positivos ou negativos em cada fase da sua vida.

Então, uma forma de compreender melhor isso é ver o animal como um reflexo das coisas. Geralmente, é sinal de uma falta de controle sobre a vida, as próprias escolhas, consequências ou mesmo emocional.

Assim, é um sinal de que você precisa voltar para si e ao autocuidado.

Esse sonho é um alerta para voltar ao caminho que lhe faz bem, cuidar mais das coisas, tomar decisões que realmente queira (considerando as consequências) e ser o real protagonista de tudo.

Se sonhar com cavalo preso, bravo e tentando se soltar, é um símbolo de tudo aquilo que está internalizado, que se privou ou das potencialidades/habilidades que não estão sendo aproveitadas.

Sonhar com cavalo correndo

Um dos sonhos mais bonitos com os equinos é vê-los correndo livremente. Geralmente, estão em grandes campos abertos, sem nenhum tipo de fim ou cerca. 

Não à toa, é um bom presságio.

Esses animais correndo trazem a perspectiva de liberdade. Seja na sua vida pessoal, profissional e social. Esse presságio é ainda melhor se correr em cima ou junto com o animal.

Basicamente, significa que você foi capaz de dominar suas emoções, ficar no controle da sua vida, tomar decisões importantes ou mesmo se libertar de traumas.

Ao sonhar com cavalo vermelho, algo bastante incomum, esse sinal positivo fica mais evidente. Já que o tom remete a boas relações, felicidades no amor e nas suas relações.

Cabe destacar que sonhar com cavalo ferido é sinônimo de uma decepção ou uma notícia não tão positiva. Seja uma restrição da sua liberdade, uma consequência inesperada de alguma decisão, ou alguém/algo que esteja lhe restringindo.

Então, observe tudo isso e comece a dar o primeiro passo em direção a mudança e ao seu futuro.

Todas as informações lidas aqui são para fins de recreação, ou seja, não tem função terapêutica. Além disso, não tem validade de previsão ou embasamentos científicos. Por isso, é essencial que você consulte um especialista diante de qualquer aspecto mental, emocional e/ou físico.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta