Sonhar com dente – Descubra os significados

Nesse post, você vai descobrir tudo o que significa sonhar com dente. Inclusive, na acupuntura, existe uma relação entre cada um deles e órgãos, tecidos e glândulas do corpo.

Dessa maneira, cria-se um tipo de rodovia de energia no qual a saúde completa e o bem-estar também depende da sua condição dentária.

Mas, também temos o ditado popular que diz que ter dentes nos sonhos significa que uma morte está próxima ou que algo ruim vai acontecer. Mas, antes de ficar assustado, é preciso ir além das principais crenças. Vamos lá!

Sonhar com dente

É bom ou ruim?

Os dentes são partes indispensáveis da nossa estética. Geralmente, funciona como um cartão de visitas: diz muito sobre a saúde, cuidado e bem-estar, mas o riso também denota alegria, empatia e cumplicidade.

Justamente por isso, remonta ao centro, a si mesmo, em uma busca por equilíbrio ou mesmo na busca por realizações e contatos.

Comunidade da Fepo

Além disso, os dentes fazem parte de milhares de crenças populares e culturas, entendidas de formas distintas em cada lugar do globo. Por isso, alguns associam a maus agouros, presságios ruins ou má sorte.

Entretanto, a realidade é que o simbolismo por trás dos sonhos está intrinsicamente ligado a vida pessoal. Portanto, não existe uma regra, mas sim uma avaliação individual.

O ideal é considerar o sonho como um todo, a partir dos elementos que aparecem. Isso porque os sonhos são uma representação do nosso inconsciente.

Dessa forma, todos os medos, ansiedades, incertezas, emoções e traumas, ficam mais claros (ainda que “fantasiados”).

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Simultaneamente, os dentes trazem uma série de símbolos, repetindo-se de uma forma ou de outra, até que você entenda. Mas, também podem aparecer de forma fragmentada, aos pedaços.

Astrologicamente, os dentes remetem a estrutura e força, bem como a capacidade de ficarem ligados de alguma maneira, criando um tipo de barreira.

No aspecto espiritual, também denotam intimidação e força. Em muitos seres fantásticos, como vampiros e bruxas, os dentes são essenciais para aterrorizar ou alcançar um resultado.

Significados de sonhar com dente

Agora é chegada a hora de conhecer os principais significados de sonhar com dente, já que há algumas variações interessantes que podem lhe servir de alerta. Confira!

Chat de Apoio Emocional

Sonhar que o dente está caindo

Um dos medos de milhares de pessoas é que os dentes caiam. Não apenas pelo desconforto e estética, mas por perder esse suporte que garante a alimentação, bem como a sustentação da face.

Então, é um sinal de alerta, de que algo transformador pode acontecer em qualquer instante.

Portanto, comece a se ater aos detalhes e melhor o ambiente no qual está. Seja em casa, no trabalho ou mesmo outros locais que frequenta. A recomendação é garantir conforto, cumprindo com suas necessidades básica.

No trabalho, lembre-se que a ordem evita o não cumprimento de prazos, estresse, perdas importantes. Portanto, faça o que puder para melhorar os ambientes que frequenta.

Sonhar com dente podre

Se o dente não caiu, mas está podre, isso pode indicar um alto nível de ansiedade. Quase sempre, por coisas de longo prazo que estejam causando um certo incômodo.

Como resultado, você vai sentir picos ansiosos, preocupação, inseguranças e medos que interferem na sua vida.

Programa de Atendimento Social

A ansiedade é um problema real, que deve ser avaliado e cuidado por profissionais da área. Se começar a notar esses sinais, procure um psicólogo o quanto antes.

Ver sorrisos e dentes sempre limpos e brilhantes

Se o seu sonho lembra um comercial de pasta de dente: com uma ou mais pessoas sorrindo, mostrando os dentes limpos e brilhantes, esse é um bom presságio.

Assim, trata-se de um sinal positivo de que, em breve, coisas boas vão acontecer. Também é sinal de prosperidade e riqueza.

Da mesma maneira, pode indicar que as soluções que você estava procurando estão chegando. Então, resoluções vão acontecer.

Mas, se sonhar com dentes sujos, é um sinônimo de mudanças que vão causar um grande impacto. Como ir para outra cidade, mudanças no emprego, aumento familiar, etc.

Aqui também é importante destacar que os dentes extremamente brancos remetem a uma necessidade de buscar o seu propósito. Talvez, você esteja se distanciando da sua missão.

Por isso, se concentre no que realmente quer e onde deseja chegar, para definir o que precisa ser feito.

Sonhar com dente furado

Os dentes furados são sinais clássicos de que há buracos na sua vida. Esses buracos podem ocorrer na vida pessoal, quando sente que algo está faltando. Bem como na vida profissional, quando deixa uma boa oportunidade escapar.

Dessa forma, é hora de abrir bem os olhos (e a mente).

Esse sonho vai te ajudar a perceber o que está perdendo, como pode ser sua melhor versão, o que deve fazer no futuro, etc.

Sonhar com dente torto

Na vida real, um dente torto costuma ser algo incômodo. Não à toa, milhares de pessoas recorrem ao uso dos aparelhos para corrigir essa “falha”.

Simultaneamente, nos sonhos, esses dentes simbolizam defeitos ou falhas nossas, que tentamos mascarar a todo custo.

Como aquele erro do passado que ainda afeta seu emocional, uma consequência de uma escolha ruim, aquela vez que mentiu ou foi falso, desonestidades ou mesmo quando não é verdadeiro com você mesmo.

Sendo assim, é hora de pensar sobre esses comportamentos e atitudes. Reveja sua vida, perdoe o que já foi, veja como restaurar sua fé em si ou mesmo corrigir o que pode ser corrigido e seguir em frente.

Muitas vezes, não há o que fazer, a não ser viver esse novo ciclo.

Dente mole

Sonhar com dente mole é um indício de mudanças profundas, de transformações que podem afetar a sua vida e quem você é.

Dessa maneira, é um presságio que indica que você terá que lidar com o novo. Isso pode afetar o exterior, mas também o interior, aquele que você é quando ninguém está olhando.

Então, se prepare para isso, reflita sobre suas escolhas, sobre as pessoas que fazem parte da sua vida e foque em atrair tudo o que for positivo.

Todas as informações lidas aqui são para fins de recreação, ou seja, não tem função terapêutica. Além disso, não tem validade de previsão ou embasamentos científicos. Por isso, é essencial que você consulte um especialista diante de qualquer aspecto mental, emocional e/ou físico.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta