Sonhar com gato – Descubra os significados

Sonhar com gato traz à tona uma série de simbolismos. Principalmente por ser considerado um Deus no Antigo Egito (Deusa Bastet com corpo humano e cabeça de gato).

Neste cenário, surge uma série de questões sobre o que esses animais podem estar tentando comunicar e como você pode interpretar isso. Confira!

sonhar com gato

Significados de sonhar com gato

No Egito Antigo, os gatos era seres mágicos, dotados de misticismo e que traziam boa sorte para aqueles que cuidavam. Justamente por isso, apenas a realeza alimentava os animais.

Inclusive, os faraós costumavam colocar joias de família nos felinos, com a ideia de agradar os deuses e atrair coisas boas. Assim como seus tutores, esses animais também eram mumificados após a morte.

Já na mitologia nórdica, esses peludos eram ligados a Freya, uma deusa com dois gatos cinza. Como os fazendeiros acreditavam que ela era capaz de trazer proteção, deixavam vasilhas de leite para os felinos.

Comunidade da Fepo

Os gatos são animais sagazes, engenhosos, astutos e amplamente habilidosos. Por isso, há diversas formas de entender esses sonhos.

Gatos pretos

Os gatos pretos são um dos mais injustiçados por muitos acreditarem que dão azar. Tudo isso resultado da Idade Média, onde a superstição dizia que, na verdade, os animais eram bruxos.

Entretanto, sonhar com esses felinos pode estar ligado a sentimentos de insegurança e impaciência, sintomas ansiosos e desconfiança.

Assim, é comum que esses sinais indicam que você deveria estar desconfiado de alguém ou, se já estiver, que deveria confiar nos seus instintos.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Sonhar com gato branco

Os gatos brancos trazem uma percepção romantismo. Neste aspecto, sugere que alguma coisa está para acontecer, sendo uma notícia positiva, como um amor a vista.

Então, talvez esse seja o melhor momento para se arriscar, conhecer mais aqueles que são interessantes, mas não ultrapassar os limites, sentindo-se confortável com o que está fazendo.

Gatos amarelos

Os gatos com pelugem amarela possuem uma relação com ganhos financeiros, organização das finanças, dentro outros.

Na prática, o tom amarelo e até laranja está relacionado com o apego a coisas materiais. Logo, é essencial repensar em quais são as suas prioridades.

Chat de Apoio Emocional

Muitas vezes, listamos coisas que parecem ser incríveis a longo prazo, mas que não oferecem o suporte necessário para que você seja realmente feliz e alcance resultados ainda maiores.

Além disso, pode significar que você está se doando demais em uma relação na qual não é devidamente retribuído.

Da mesma maneira, sonhar com gato cinza significa que está forçando demais uma amizade ou que algo não saiu como planejado.

Sonhar com gato filhote

Os filhotes, geralmente, são atribuídos a coisas fofas e positivas. Aqui não é tão diferente.

Na maioria das vezes, os filhotes aparecem após períodos conturbados e sofridos. Então, significa que a pior fase já passou. Dessa forma, é hora de respirar profundamente e começar a seguir em frente, para o melhor.

Em contraponto, se o gato estiver machucado, é sinal de que uma maré ruim está para acontecer. Logo, se preparar para novos acontecimentos que podem turbular a sua rotina, bem como seus sentimentos.

Programa de Atendimento Social

Neste momento, é preciso ser paciente e buscar formas de lidar com as adversidades.

Gatos doentes ou mortes

Sonhar com gato doente é sinônimo de vivências complicadas e experiências delicadas. Por isso, tente manter a calma, cercar-se de pessoas que lhe fazem bem e dar um passo de cada vez. Além disso, análise com cuidado as decisões que deverá tomar.

Já se o gato estiver morto, é sinal de um excesso de ansiedade que está lhe impedindo de visualizar as coisas corretamente. Ou mesmo de fazer boas escolhas.

Portanto, é essencial que você reserve um tempo para se acalmar, relaxar e cuidar de si mesmo.

Lembre-se que os desafios continuarão existindo, sendo necessário percorrer o caminho até encerrar este ciclo difícil. Aos poucos, as coisas começam a fluir melhor.

Sonhar com gato tranquilo e bravo

Os sonhos com gatos podem ser turbulentos ou não, dependendo da maneira como esses felinos reagem.

Assim, se o gato estiver tranquilo, é sinal de que você possui uma grande força interna, está focado e tem chances de melhorar cada vez mais na sua jornada.

Da mesma forma, é um sinal de boas coisas a caminho e energias positivas a sua volta. Se esse gato for branco, esse presságio também traz palma e mais tranquilidade.

Em contrapartida, gatos bravos se referem a sua agressividade e ímpeto, como um espelho de como está se sentindo. Frequentemente, acontece quando estamos muito estressados ou com esgotamento físico/mental.

Neste cenário, é importante buscar maneiras de acalmar esse ser interno, fazer as emoções fluírem de maneira saudável, liberar emoções que estejam reprimidas e deixar de lado o negativismo.

Reclamar demais, julgar os outros, falar mal e ficar remoendo coisas prejudica mais você do que aqueles que estão a sua volta.

Gatos e energia: um sinal de atenção

Por fim, vale destacar que sonhar com gato também é sinônimo de atenção na questão de energia.

Em síntese, os felinos são animais bastante independentes, que regulam e controlam emoções, observam todo o ambiente e não agem unicamente por influência.

Para isso, precisam dormir longos períodos.

Dessa forma, esse sonho pode ser um sinal de que você deve recuperar a sua vitalidade, cuidando melhor da sua saúde e até conservando energia com o que realmente é importante.

Afinal, os dias comuns podem ser estressantes e nos deixamos levar pelos acontecimentos e pessoas. Tudo isso impacta nas emoções e na energia interna, causando aquela sensação de esgotamento.

Então, comece a considerar o que realmente vale a pena dizer ou fazer, bem como aquilo que pode ser melhor apenas “deixar de lado”.

Simultaneamente, instigue e confie nos seus instintos, trabalhe na sua autoconfiança e autoestima, desenvolva o seu foco e alcance a sua própria independência.

Todas as informações lidas aqui são para fins de recreação, ou seja, não tem função terapêutica. Além disso, não tem validade de previsão ou embasamentos científicos. Por isso, é essencial que você consulte um especialista diante de qualquer aspecto mental, emocional e/ou físico.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta