Sonhar com peixe – Descubra os significados

Sonhar com peixe, geralmente, é um sinal de vida, de boas novas, de presságios positivos e conquistas. Não à toa, é um dos animais amplamente presente nas religiões, na astronomia e usado em muitas culturas.

Justamente por isso, separamos aqui os principais significados que o seu inconsciente pode estar tentando trazer à toa através dos sonhos, com várias interpretações possíveis. Confira!

Sonhar com peixe

A simbologia do peixe

Se você é cristão, deve ter escutado sobre o peixe em várias passagens na bíblia. Afinal, era o principal alimento da época, foi o que Jesus usou para alimentar seus discípulos, é o único alimento “permitido” na Semana Santa e assim por diante.

Na Grécia, o termo que se referia a peixe era um ideograma para “lesous Christos Theou Yios Soter”. Isso tudo quer dizer que carregava o significado de “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Ou seja, um símbolo importante para o cristão.

Além disso, era um símbolo da prosperidade e abundância, já que se reproduziam em maior escala e de forma mais prática que outros animais.

Comunidade da Fepo

Na cultura chinesa, os símbolos são um símbolo de sorte e algumas espécies têm significados ainda mais diretos. Como a carpa, que seria a coragem, resistência e perseverança.

Indo um pouco mais nas civilizações antigas, os egípcios consideravam os peixes como um sinal de fertilidade, associados a criação. Já o budismo vê o animal como uma representação da liberdade, felicidade, plenitude e até o caminho para o sagrado/espiritualidade.

Dessa forma, esses animais surgem para representar ou extravasar coisas, como emoções, traumas ou impressões que nem sempre são percebidas de forma consciente.

Significados de sonhar com peixe

Entender os significados de sonhar com peixe se relaciona com o lado emocional e com aquilo que fica escondido dos demais. Geralmente, é uma forma de trazer a sua consciência aquilo que deveria estar em evidência.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Sonhar com peixe nadando

Seja um ou mais peixes, sempre que eles aparecem nadando nos seus sonhos, de forma livre e tranquila, traz a sensação de paz, plenitude e conforto. Afinal, trata-se de algo natural.

Então, isso conversa com a sensação de realização pessoal, de sentir que está onde realmente deveria, fazendo aquilo que tem vontade. Valendo-se para o campo social, pessoal ou financeiro.

Neste cenário, a água vem para representar tudo o que está a sua volta no quesito emocional, enquanto os peixes são as suas realizações, conquistas, sorte e riquezas. Por riqueza, entenda não apenas o financeiro, mas as pessoas, oportunidades, felicidades, etc.

Peixes mortos

Sonhar com peixes mortos é uma indicação de que você está em um período da sua vida no qual não tem muita esperança.

Chat de Apoio Emocional

Frequentemente, há questões associadas. Como dificuldades financeiras, desanimo, tristezas, ansiedades, estresse, depressão ou mesmo problemas de saúde.

Logo, é um alerta para se ater aos detalhes e realmente investir em cuidados físicos e mentais. Organize sua rotina e avalie melhor as decisões que precisar tomar.

Sonhar com peixe no aquário

O aquário tem uma série de representações: é um espaço seguro e garantido para o animal, mas também é uma prisão.

Assim, esse sonho indica que existe algo que está lhe prendendo de alguma forma. Na maioria das vezes, você está reprimindo seus desejos, sentimentos e emoções.

Quando internalizamos essas coisas, elas tendem a aparecer de outras maneiras. Como dores musculares, de cabeça, irritabilidade, etc.

Para mudar este cenário, é preciso começar a sair da sua zona de conforto, de toda a prisão, para encontrar o seu caminho e descobrir o que deve ser feito.

Programa de Atendimento Social

Em alguns casos, é preciso enfrentar aquelas que estão a sua volta, defender seu ponto de vista, mas também ter empatia e respeito pelos demais (sem deixar a si mesmo em segundo plano).

Lembre-se que cada dor é única. Não existe dor maior ou menor.

Peixes grandes e pequenos

Os peixes que aparecem nos sonhos estão relacionados a questões internas. Logo, o tamanho do animal tem relevância.

Frequentemente, os peixes grandes representam os seus sonhos e objetivos, mas também as transformações que estão por vir. Logo, são presságios futuros, quase sempre, positivos.

Já os peixes pequenos indicam que há coisas pequenas (e importantes) que você deve notar. Geralmente, são aquelas situações do dia-a-dia que não parecem ter importância, atitudes de terceiros, conflitos, etc.

Então, para evitar que tudo se torne uma bola de neve, veja o que está a sua volta e, na dúvida, resolva o que puder o quanto antes.

Sonhar com peixe fora d’água

Esse tipo de sonha reflete bastante o ditado popular. Ou seja, aquela sensação de ser um peixe fora do seu habitat.

Dessa forma, é uma maneira do seu inconsciente lhe avisar sobre esse sentimento de não pertencer a um lugar, situação, papel ou mesmo relação.

Frequentemente, ocorre quando algumas situações que tiram você da zona de conforto surge, causando uma certa estranheza. Mas isso não quer dizer que seja algo ruim.

Em alguns casos, essas situações são essenciais para promover transformações positivas, trazendo novas relações e descobertas à tona.

Por isso, aproveite essa fase e todas as sensações, veja quais são as mudanças que está acontecendo e foque em encontrar o seu lugar no mundo. Seja dentro ou fora da água.

Se esse peixe estiver no céu, é um indicativo de dificuldades que vão exigir que você tenha paciência e acredite no seu potencial.

Sonhar que está nadando com peixes

Imagine que você está em um rio ou lago e, de repente, se vê em meio a um cardume de peixes. Ou vê alguns ou mesmo um por perto, como se estivesse nadando em sincronia/harmonia.

Esse tipo de sonho mostra que você começou a validar seus sentimentos e a se conectar com o seu íntimo, o que é extremamente positivo.

Sendo assim, aproveite para buscar as respostas que estava procurando ou mesmo para esclarecer coisas que estejam pendentes. Também é hora de trabalhar na sua autoestima e autoconfiança.

Significado dos sonhos: o que significa sonhar com peixe?

Como visto acima a interpretação pode ser muito variada, o mais importante é você fazer perguntas para si, afim de entender o significado que isso tem para você. Essa atividade irá te trazer mais conhecimento sobre o seu sonho. Por exemplo, sonhei com um peixe verde? Será que é realmente um presságio ou tem alguma coisa a ver com meu signo do zodíaco?

Todas as informações lidas aqui são para fins de recreação, ou seja, não tem função terapêutica. Além disso, não tem validade de previsão ou embasamentos científicos. Por isso, é essencial que você consulte um especialista diante de qualquer aspecto mental, emocional e/ou físico.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta