Sonhar com piolho – Descubra os significados

Sonhar com piolho, geralmente, não é algo agradável. Afinal, são pequenos insetos que causam enormes desconfortos. Principalmente na infância.

Quem não lembra, por exemplo, da fase em que os responsáveis precisavam passar aqueles remédios com odores superfortes, o famoso pente-fino e, atualmente, os comprimidos. Além de muitas crianças que acabavam com os cabelos mais curtos do que gostariam.

Mas, muito além dessa infestação na vida real, quando isso acontece nos sonhos pode trazer uma série de sensações incômodas e fazer você pensar um pouco mais em diversos aspectos. Confira!

Sonhar com piolho

Simbologia dos piolhos

Os piolhos são insetos que existem há milhares de anos. Segundo muitos historiadores, essa era o principal motivo dos egípcios (principalmente da “realeza”) optarem por raspar os cabelos e usar perucas.

Em resumo, isso ajudava a eliminar a coceira, facilitava a limpeza e evitava as infestações.

Comunidade da Fepo

Ao mesmo tempo, muitos remédios naturais surgiram para tentar melhorar a vida dos seres humanos.

Pensando na simbologia, esses insetos trazem a percepção de frustração, estresse e aborrecimento. Em simultâneo, reflete a sensação de sujeira, culpa e aquele desejo de se livrar o mais rápido possível desse incômodo.

Assim, o simbolismo dos piolhos reflete na fertilidade e no poder sexual. Isso porque esses animais são capazes de se reproduzir rapidamente e em grande escala.

No candomblé, os piolhos refletem as coisas ruins que atrapalham a sua vida. Que podem ser pessoas, ambientes ou mesmo toxinas. Essas últimas resultantes de hábitos ruins. Valendo também para uma alienação ou sensação de perda da espiritualidade.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Significados de sonhar com piolho

Primeiramente, os sonhos são visões amplas e, muitas vezes, fantasiosas sobre como nos relacionamos com as pessoas a nossa volta.

Afinal, representa essa infestação, incômodo e desconforto, gerando uma sensação de sentimentos ruins, em uma tentativa de evitar que isso ocorra outras vezes.

Geralmente, é sinal de que existem pessoas ocupando um papel de extrema importância na sua vida, mas que não deveriam ser tão relevantes assim.

Dessa forma, pode significar que não está realmente aproveitando sua vida e suas oportunidades. Que há pessoas tóxicas próximas demais, que está remoendo acontecimentos antigos que impedem o seu progresso.

Chat de Apoio Emocional

A partir disso, separamos alguns dos principais significados que o seu inconsciente pode estar tentando lhe dizer, para se ater aos detalhes.

Sonhar com piolho na cabeça

Sempre que você sonha que há piolhos na sua cabeça, há uma associação com comportamentos e atitudes que não deveriam existir.

Geralmente, se refere a coisas que você faz e que acabam sugando a sua energia, gerando incômodo e até exaustão mental e física. Justamente por isso, é um alerta de que alguma mudança precisa acontecer.

Imagine, por exemplo, que está sempre procrastinando coisas, deixando outros tomarem decisões por você ou que estão sempre criticando aquilo que você faz.

Ao mesmo tempo, se refere a falta de cuidado consigo mesmo, seja nas relações pessoais, baixa autoestima, bem como a falta de cuidados básicos, como higiene.

Portanto, é hora de mudar este cenário e começar a investir mais em si, cuidando diariamente da sua mente e do seu corpo. Aqui, cabe destacar a importância de ter uma vida de qualidade, com coisas positivas.

Programa de Atendimento Social

Sonhar que outra pessoa tem piolho

Quando o sonho apresenta outras pessoas com piolho na cabeça, costuma ser um sinal de que está internalizando coisas negativas de terceiros.

Logo, é essencial prestar mais atenção naqueles que estão a sua volta e em como se comportam.

Na maioria das vezes. Essas pessoas possuem características (comportamentos e/ou atitudes) que estão sendo copiadas por você, mesmo que inconscientemente.

O resultado é que essas ações geram danos ou prejuízos a você. Isso pode envolver a vida pessoal, profissional ou social.

Por exemplo, quando você internaliza o hábito de terceiro de criticar continuamente ou sempre reclamar de tudo, isso prejudica o seu trabalho  e torna sua rotina pesarosa. Assim, sempre sente que tem algo errado, cansaço e aquele sentimento de ineficiência.

Reveja tudo isso e evita essa internalização.

Sonhar com piolho sendo retirado da cabeça

Com o simbolismo de ruindade e infestação, sempre que o sonho apresenta esses piolhos sendo retirados de você, costuma ser um bom sinal.

Neste cenário, esse presságio indica que pessoas, situação, comportamentos ou outras coisas negativas estão saindo da sua vida.

Então, indicam que aquela pessoa tóxica logo irá embora, que aquele obstáculo será superado, bem como o fim de uma fase ruim, onde ocorreram dores e perdas.

Assim, marca o início do fim de um ciclo, para um novo ser iniciado.

Cabe destacar que se sonhar com piolho na mão, isso indica que existem situações/pessoas na sua vida que precisam ser novamente avaliadas. Ou seja, tenha atenção aquilo que lhe cerca.

Muitas vezes, é um sinal de alerta para reconsiderar decisões, escolher outros caminhos e repensar nas consequências que estão por vir. E em como vai lidar com elas.

Sonhar com piolho andando em outro lugar

Ao ver os piolhos andando, mas não na sua cabeça. Isso pode indicar coisas distintas.

Muitas vezes, se esses piolhos vêm na sua direção, representando algum tipo de ameaça, é sinal de que há conflitos, fofocas ou desavenças no seu futuro.

Portanto, fique atento ao que está acontecendo, as pessoas que estão sempre interessadas em causar problemas ou saber “mais do que deveriam”.

Então, pode ser o momento de rever suas decisões e círculos a qual pertence, o ambiente que está a sua volta ou ter mais cuidado com aquilo que conta aos demais.

Em contraponto, se esses piolhos estão indo em outra direção, não representando qualquer ameaça a você, simboliza poder sexual e fertilidade.

Dessa forma, é comum associar isso a alguém que entrará para o seu círculo/família, a superação de um trauma ou mesmo felicidades na sua vida sexual.  Isso faz relação com esse inseto que mora no couro cabeludo.

Todas as informações lidas aqui são para fins de recreação, ou seja, não tem função terapêutica. Além disso, não tem validade de previsão ou embasamentos científicos. Por isso, é essencial que você consulte um especialista diante de qualquer aspecto mental, emocional e/ou físico. Entre em contato com a Fepo através do Whatsapp ou e-mail.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta