Sonhar com traição – Descubra os significados

Se você tem medo de sonhar com traição e começar a pensar que isso realmente está acontecendo na sua vida, é melhor prestar muita atenção nos significados.

Afinal, os simbolismos por trás desse sonho são diferentes. Ao mesmo tempo, existem diversos animais associados a isso. Seja os venenosos, por picarem, como o escorpião, ou a cobra, devido a história de Adão e Eva.

Por isso, aqui separamos o que você realmente precisa saber sobre o tema para prestar mais atenção a sua vida, e aos acontecimentos importantes. Confira!

sonhar com traição

De olho nos simbolismos

Quando pensamos em simbolismos, automaticamente, consideramos não apenas o que aquilo é (no concreto), mas o que pode significar.

Isso porque, há muito mais daquilo que é percebido pelo nosso consciente.

Comunidade da Fepo

Assim, um dos principais símbolos da traição é a sereia. Em síntese, existem muitas lendas que falam sobre esses seres fantásticos atraem e matam homens afogados. Entretanto, isso traz uma visão pobre do assunto.

Então, chegamos aos animais, como o escorpião e a cobra. Esses, pela capacidade de passarem despercebidos e pegar suas presas, trazem o aspecto de ser traído.

Da mesma maneira, surge a fábula da tartaruga e do escorpião. Em suma, mesmo carregando o peçonhento para o outro lado do pião, a tartaruga ainda é picada.

E isso traz a reflexão de que é necessário ter cuidado com aquele que você confia. Mesmo que ele diga coisas que pareçam confiáveis e até pareça seu amigo, talvez esteja só buscando seus pontos fracos.

Terapia online para sua saúde e bem-estar

Inclusive, são esses sonhos que trazem sentimentos e emoções importantes à tona. Como o rancor, raiva, inseguranças e dores/traumas.

Significados de sonhar com traição

Primeiramente, a traição é uma construção da sociedade, dos seres humanos. Na natureza, esse conceito não existe.

Isso é importante para você compreender que, essa construção implica uma série de normas, como um compromisso a ser cultuado e garantido. Mas existem sociedades/pessoas que não vivem da mesma maneira.

Assim, quando pensamos em ser fiel, outras características vêm à tona. Como a lealdade, compromisso, respeito, amor, etc. Mas também retrata a ideia de posse, onde um pertence ao outro e apenas a ele.

Chat de Apoio Emocional

Mas, o que poucos falam é como isso pode ser motivado. Seja por você acreditar que aquela pessoa pode mudar, insatisfação, vínculos muito frágeis, expectativas muito altas, imaturidade, vingança, etc.

Isso não significa que é algo desculpável ou comum. Mas que envolve diferentes pessoas e visões. E isso pode acontecer em um relacionamento amoroso, amizade ou mesmo no núcleo familiar.

Sonhar com traição de companheiro (a)

O mais comum dos sonhos envolve namorado ou conjugue, porque é a pessoas mais próxima e que a sociedade fala mais sobre ser fiel.

No quesito dos sonhos, isso pode ser um alerta para o seu emocional. Geralmente, indica uma dependência demasiada do outro. Mas também pode ser um reflexo de coisas que não quer admitir.

Como uma insegurança com aquele relacionamento, comportamentos duvidosos do outro, medos decorrentes de relações passadas, etc.

Nos casamentos, existe uma perspectiva de conexão e harmonia, mas também uma vivência mais ampla. Logo, esse sonho pode indicar um medo relacionado a rotina, dificuldades de manter uma certa imagem, estresse normal do dia, etc.

Programa de Atendimento Social

Mas, como o inconsciente capta mais coisas que o consciente, pode ser um alerta para algo que não está percebendo. Como uma atitude ruim do outro, ação duvidosas, desculpas ruins e mais.

Portanto, é indispensável avaliar o contexto da sua vida.

Sonhar que é você quem trai

Se você nunca traiu e nem chegou a pensar nisso, esse sonho pode causar grande desconforto e confusão. Fazendo você duvidar e até repensar algumas atitudes.

Frequentemente, esse tipo de sonho significa que existe alguém próximo que está atrapalhando ou tentando prejudicar alguma relação sua. Como um familiar que sempre quer lhe afastar dos amigos/cônjuge. Um cônjuge/namorado que tenta afastar dos amigos e familiares, etc.

Sendo assim, é indispensável avaliar melhor suas relações e entender a intenção dessas pessoas. Se realmente querem o seu bem, ou se querem afastar você daqueles que se preocupam e te querem bem.

Muitas vezes, as pessoas tentam atrapalhar relações por sentirem que estão ocupando uma posição “menos importante”.

Por exemplo, o namorado que tenta afastar de uma amiga por esta sempre dizendo o quanto você é incrível e merece alguém que veja isso. Muitas vezes, isso acontece quando algum narcisista se aproxima de você, já que está indivíduo tenta cercar você de tudo o e todos, para depender emocionalmente só dele.

Portanto, fique atento a essas pessoas e tenha cuidado, principalmente quando elas se aproximam sabendo aquilo que você gosta, como se fossem “perfeitos”.

Sonhar com traição de um amigo

Na maioria das vezes, quando um amigo lhe trai em sonho, isso significa que alguma surpresa está para acontecer. Essa surpresa pode ou não ser boa.

Além disso, se esse amigo estiver com o seu parceiro, isso pode evidenciar um medo inconsciente de perda. Mesmo sem notar conscientemente, sente que essas relações podem se quebrar.

Dessa forma, é importante buscar um equilíbrio emocional, tratar suas feridas/traumas, conversar com essas pessoas de forma clara e não ter medo de expor seus sentimentos.

Em alguns casos, esses sonhos estão relacionados a baixa autoestima ou comparações frequentes com o outro. Então, avalie essas questões internas.

Importante: sonhar com traição e perdão se relaciona com uma baixa estabilidade mental. Afinal, mesmo sendo um perdão, está relacionado a uma ação traiçoeira. Então, pode ser sinal de que não está se valorizando como deveria, dificuldade para ver o que é certo/errado ou falta de discernimento.

Sonhar com traição de terceiros

Sempre que você sonha com outras pessoas traindo, não sendo o seu parceiro ou você, isso pode significar que está ligado demais nos outros.

Geralmente, é sinal de que se preocupa com a opinião dessas pessoas, que não está devidamente centrado na sua própria vida e mais.

Ao mesmo tempo, indica que não está focado na sua vida e nas oportunidades que estão surgindo. Com isso, pode perder coisas valiosas e novidades relevantes.

Todas as informações lidas aqui são para fins de recreação, ou seja, não tem função terapêutica. Além disso, não tem validade de previsão ou embasamentos científicos. Por isso, é essencial que você consulte um especialista diante de qualquer aspecto mental, emocional e/ou físico.

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta