Conheça a Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger é uma condição em que o desenvolvimento é alterado, afetando (principalmente) o contato com o mundo. Justamente por isso, causa uma série de questões nas suas relações e emoções. 

O médico que deu nome à condição é Hans Asperger em 1944, observando a cognição de crianças e suas dificuldades na forma de se comunicar, seja socialmente ou expressando aquilo que sentem. 

Imagem 1 do artigo Conheça a Síndrome de Asperger

É interessante destacar que o diagnóstico oficial da condição, atualmente, faz parte do espectro autista. Justamente por isso, muitos ficam na dúvida sobre o tema. 

Pensando nisso, separamos aqui o que você precisa saber sobre isso de maneira simples, observando os sintomas e, principalmente, compreendendo a maneira como esses indivíduos veem o mundo. 

Boa leitura! 

Comunidade da Fepo

O que é a Síndrome de Asperger? 

A Síndrome de Asperger é uma condição que afeta o desenvolvimento, principalmente, as habilidades sociais, o contato com o mundo, bem como a maneira como se expressam e se comunicam. 

Dentro do TEA – Transtorno do Espectro Autista, é uma das condições mais amenas. Geralmente, são indivíduos que conseguem viver normalmente, com prejuízos mínimos. 

Entretanto, esse prejuízo na socialização provoca dificuldades nas relações, afeta os grupos e assim por diante. 

Atualmente, não há uma causa específica para essa síndrome, mas os especialistas acreditam que há uma relação com fatores genéticos e ambientais

Terapia online para sua saúde e bem-estar

É importante destacar que essa Síndrome não afeta o QI. Ou seja, não há relações diretas entre o Asperger e uma deficiência intelectual. Nesses casos, o indivíduo precisa ser avaliado cuidadosamente. 

Geralmente, o que pode acontecer é que, por terem dificuldades em socializar, essas pessoas têm um repertório mais baixo. 

Por isso, é indispensável que você busque um processo terapêutico para aprender sobre o assunto, entender a si e o mundo, bem como para lidar com tudo. 

Conheça os sintomas 

Chat de Apoio Emocional

Os sintomas da Síndrome de Asperger, muitas vezes, variam de forma considerável. Afinal, as características de cada indivíduo são essenciais, junto com o ambiente no qual vivem e as pessoas que fazem parte da vida. 

É por isso que muitas só descobrem o diagnóstico na vida adulta, ao começar um processo terapêutico por outros motivos. Neste cenário, os sinais mais comuns observados nessa condição incluem: 

  • Dificuldades na imaginação e em pensamentos abstratos; 
  • Desenvolvimento muito específico de talentos e habilidades; 
  • Preferência em seguir padrões de fala (escolha de palavras), gestos e comportamentos; 
  • Manias e hábitos característicos, que parecem “ser” o indivíduo; 
  • Interesses específicos e intensos; 
  • Dificuldade em entender e falar sobre as próprias emoções; 
  • Problemas nos relacionamentos, geralmente por não entenderem as emoções dos outros e de si; 
  • Nem sempre são pessoas que conseguem entender as regras sociais comuns; 
  • Hipersensibilidade sensorial – são pessoas que não gostam de sons muito altos, locais muito cheios, muita luz, mix de texturas, etc. 

Frequentemente, são pessoas com expressões faciais bastante específicas, com um tom de voz e linguagem repleta de códigos. Além disso, os aspergers podem ter dificuldade em entender ironia e sarcasmo, em manter contato visual, etc. 

É interessante destacar que a Síndrome de Asperger ganhou espaço nas mídias sociais pela popularização da condição e, principalmente, pelo número de famosos que possuem tal condição. 

Entre os mais famosos estão Bill Gates, Einsten, Isac Newton, Mozart, Elon Musk, Messi, Tim Burton, Anthony Hopkins e muitos outros. 

A síndrome não afeta o aprendizado, sendo pessoas que, geralmente, possuem inteligência média ou acima da média. Porém, podem apresentar dificuldades na fala ou no processamento de informações. 

Programa de Atendimento Social

Portanto, é essencial observar se surgir alguma necessidade de suporte, visando melhorar a qualidade de vida. 

Como um Asperger vê o mundo? 

Uma questão comum quando pensamos em síndromes, principalmente aquelas que fazem parte do espectro autista, é compreender como esses indivíduos veem o mundo. 

Em suma, essas pessoas entendem o mundo como um lugar confuso e imprevisível

Imagem 2 do artigo Conheça a Síndrome de Asperger

Por isso, é comum a busca por uma rotina que seja funcional, direta e completamente organizada. O conforto de saber o que vai acontecer, traz calmaria e reduz os sofrimentos. 

Não á toa, são pessoas que preferem sempre seguir um mesmo trajeto, ir aos mesmos lugares (como restaurantes) e assim por diante. 

Vale dizer que apenas a dificuldade em se relacionar com as pessoas ou mesmo em ter uma vida social “comum” não significa que você tenha a Síndrome. Afinal, são aspectos mutáveis e difíceis, com pessoas e ambientes bem diferentes. 

Daí a importância de buscar um diagnóstico. 

Diagnóstico e tratamento da Síndrome de Asperger 

O diagnóstico tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, trazendo conhecimento sobre o assunto, facilitando a compreensão sobre o mundo e melhorando o enfrentamento diante das dificuldades que irão surgir. 

Assim, o diagnóstico é feito por um psicólogo através de uma avaliação do indivíduo, observando o histórico de vida, aspectos pessoais e sociais, dificuldades e assim por diante. 

Em relação ao tratamento, a Síndrome não tem uma cura. 

Logo, o objetivo é que você entenda a condição, quais os sintomas e tenha o suporte que precisa. Dessa forma, desenvolve estratégias e técnicas eficientes para a sua vida. 

Em resumo, é destinado a adaptar o cotidiano, proporcionar bem-estar e melhorar a sua qualidade de vida considerando exatamente quais as suas necessidades. 

Por exemplo, na infância, o tratamento melhora as primeiras relações sociais, facilita o desenvolvimento de habilidades simples e traz maior conforto diante do mundo. 

Na adolescência, fornece conhecimento para trabalhar nas relações, tornar o ambiente mais confortável, evitar sofrimentos – principalmente por ser uma fase em que muitos relacionamentos se desenvolvem, etc. 

O mais importante aqui é entender que, em cada indivíduo, a síndrome apresenta características com padrões de comportamentos bem específicos. 

Diante disso, o tratamento é sempre personalizado.  

Frequentemente, o terapeuta desenvolve um trabalho no qual você consiga entender ou trabalhar no tom de voz, conceitos abstratos, coisas imprecisas, tom de voz e padrões de comportamento. 

Aspectos importantes da Síndrome 

Existem alguns aspectos importantes da Síndrome de Asperger que devem ser observados, principalmente para a busca de um tratamento efetivo. 

Aqui na Fepo, destacamos: 

A dificuldade em ler o outro

A Síndrome de Asperger tem como característica fundamental a dificuldade em “ler” as outras pessoas. Ou seja, são indivíduos que não conseguem entender emoções ou mesmo intenções. Tudo isso prejudica a interação e o convívio com terceiros. 

Dessa forma, são pessoas que podem parecer insensíveis. Como não buscam conforto ou carinho nos outros, há uma dificuldade em criar laços e interagir. Logo, preferem ficar sozinhos, principalmente quando algo os sobrecarrega. 

Ao mesmo tempo, existem comportamentos que, para outros, parecem estranhos ou mesmo inapropriado. 

Padrões de comportamento e interesses focados 

Essa síndrome do espectro autista tem como aspecto básico os padrões repetitivos de comportamentos/interesses, sendo restringidos. 

Isso significa que preferem seguir uma mesma rotina continuamente, evitando que o mundo imprevisível se torne “assustador”. 

Ao mesmo tempo, são pessoas que seguem padrões de comportamentos, tem regras específicas e se sentem desconfortáveis quando há alguma mudança. Assim, costumam optar por saber tudo com antecedência, para se organizarem previamente. 

Simultaneamente, há um interesse altamente focado em alguma coisa. 

Frequentemente, esse interesse surge ainda na juventude e prevalece na vida adulta. Seja em artes, na música, cinema ou qualquer outro. 

Isso ocorre por canalizarem o nível de atenção, para colocar “ordem” no mundo externo e por buscarem esse conforto. 

Importante: principalmente aqueles que tem algum comportamento incomum, podem desenvolver padrões interessantes com o suporte correto. Alguém que ama carros pode desenvolver motores, trabalhar em projetos de desenvolvimento, etc. 

Ampla sensibilidade sensorial 

Por fim, muitos indivíduos descobrem que tem a Síndrome de Asperger decorrente da alta sensibilidade sensorial

Geralmente, essa sensibilidade envolve sons, cheiros, luzes, toques/gestos, cores ou até temperaturas. Por exemplo, você pode escutar determinados barulhos que outras pessoas nem percebem que existem no ambiente. 

Ao mesmo tempo, coisas que alguns bloqueiam, esses indivíduos acabam percebendo. Isso provoca uma distração, desconforto, pode causar sintomas ansiosos e até dores físicas mesmo. 

Por exemplo, é bem comum que luzes piscando ou muito fortes causem dores de cabeça, enxaqueca, desconfortos estomacais, etc. 

Além disso, não significa que o indivíduo não tem um transtorno na sensibilidade, mas a forma como sente e demonstra isso. 

Dicas para conhecer a Síndrome de Asperger 

Por fim, separamos dicas de filmes e séries para você conhecer um pouco mais a síndrome de uma maneira prática. Afinal, fica mais fácil observar determinados comportamentos. 

  • Atypical: uma das séries mais indicadas sobre o assunto, a série aborda uma série de temas incríveis, incluindo o espectro autista, relações, emoções e mais; 
  • Mari e Max – uma amizade diferente: uma animação que conta a história de uma amizade improvável, apresentando como esses indivíduos tentam entender e lidar com o mundo; 
  • Asperger’s are us: documentário pouco conhecido sobre um grupo de amigos no espectro em um acampamento de verão; 
  • Parenthood: conheça Max, diagnosticado com a síndrome, seus medos, incertezas, dúvidas e o processo de descoberta do diagnóstico; 
  • Um time especial: filme em que o lançador, time e treinador de uma liga enfrentam a dificuldade, rejeição e preconceitos. No site EASOCIAL, você encontra mais opções. 

Enfim, dê o primeiro passo e busque o cuidado que você precisa, o suporte que merece, bem como a compreensão para elevar sua qualidade de vida. Conheça os profissionais Fepo e tire suas dúvidas. 

Felipe Laccelva

Felipe Laccelva

Psicólogo formado há mais de dez anos, fundador e CEO da Fepo. Fascinado pela Abordagem Centrada na Pessoa, que tem a empatia como eixo central para transformar o ser humano. Sempre buscou levar a psicologia para mais pessoas e dessa forma criar um mundo mais saudável e acolhedor.

Agendar consulta